21 C
São Paulo
domingo, agosto 16, 2026

Governo Trump volta a avaliar sanções contra Alexandre de Moraes, diz Financial Times

DEVE LER



O governo dos Estados Unidos voltou a discutir a aplicação de sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A informação foi divulgada neste domingo (16) pelo jornal britânico Financial Times, que ouviu pessoas familiarizadas com as conversas conduzidas em Washington.

Segundo a publicação, integrantes da administração de Donald Trump avaliam novas medidas após decisões recentes de Moraes reacenderem questionamentos nos Estados Unidos sobre liberdade de imprensa e os limites da atuação do Judiciário brasileiro. Ainda não há confirmação de que as punições serão efetivamente adotadas.

Moraes já havia sido incluído, em julho de 2025, na lista de pessoas atingidas pela Lei Global Magnitsky. Na ocasião, o governo americano acusou o magistrado de violações de direitos humanos relacionadas à condução de processos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. As restrições foram retiradas em dezembro daquele ano.

A legislação permite aos Estados Unidos bloquear eventuais bens sob sua jurisdição e impedir transações com cidadãos e empresas americanas. O ministro também havia sido alvo de restrições de visto impostas pelo Departamento de Estado.

A retomada da discussão ocorre em meio ao desgaste das relações entre Brasil e Estados Unidos, marcado por divergências comerciais e políticas. Uma eventual nova rodada de punições contra um integrante do STF poderia ampliar o conflito entre os dois governos.



Fonte Link

- Publicidade -spot_img

Mais Artigos

- Publicidade -spot_img

Último Artigo