A AWS Brasil é uma empresa de capital nacional e paga impostos no Brasil e portanto está apta a participar da Nuvem Brasileira, anunciada pelo Governo Lula, mesmo tendo como controladora um grupo norte-americano.
“Nossos dados estão hospedados e localizados no Brasil. Um projeto de Estado precisa de parcerias”, contou o diretor geral da AWS no Brasil, Cleber Morais, ao ser questionado pelo portal Convergência Digital, durante o AWS Summit São Paulo, que acontece nesta quinta feira, 3, em São Paulo.
Morais também classificou a aprovação do Redata como uma ‘boa noticia’, mas diz que o benefício sozinho não fará o Brasil mais competitivo. “Temos de ter uma Política de Estado, capacitar profissionais e apostar na infraestrutura”, reforçou. Morais lembrou ainda que o grupo Amazon, dono da AWS, está no país há 15 anos e já investiu R$ 75 bilhões de reais, sendo R$ 19 bilhões em 2025.
O executivo lembrou que a AWS quer formar 2 milhões de profissionais em inteligência artificial na América Latina até 2028, sendo 1 milhão no Brasil. “Capacitação é essencial. É a base de tudo”, reforçou. Com relação à nuvem, a AWS é parceira da nuvem soberana do Serpro e Dataprev e responsável pela nuvem do SUS. “Parceria é e sempre será o melhor caminho”, ponderou Cleber Morais.




