Os serviços de resgate do Texas, nos EUA, buscam neste domingo (06) 27 meninas desaparecidas devido às inundações que devastaram esse Estado do sul do país, e que até o momento deixaram um saldo de pelo menos 51 mortos. As enchentes foram provocadas por chuvas torrenciais que começaram na tarde de sexta-feira (4) no centro do Estado e continuaram durante a noite e na madrugada de sábado, embora com menor intensidade.
Das aproximadamente 750 meninas que participavam de um acampamento cristão de verão às margens do rio Guadalupe, 27 estão desaparecidas, informou Dalton Rice, dirigente municipal da cidade de Kerrville. As famílias de quatro campistas confirmaram suas mortes à CNN, enquanto outras enfrentam uma espera por notícias de seus filhos.
A seção do portal informativo da comunidade de Kerrville exibia homenagens às vítimas fatais da localidade, entre elas o proprietário e diretor do acampamento, Dick Eastland. O governador do Texas, Greg Abbott, declarou que expandirá a declaração de estado de desastre, ao mesmo tempo em que solicitou recursos federais adicionais ao presidente dos EUA, Donald Trump.
“O Texas fará todo o possível para garantir que todas as pessoas desaparecidas sejam encontradas”, escreveu o governador na rede social X.
Enquanto isso, equipes aéreas, terrestres e aquáticas estão rastreando ao longo do rio Guadalupe em busca de sobreviventes e corpos, informou o chefe do departamento de gestão de emergências do Texas, Nim Kidd.
Tanto autoridades quanto moradores estavam impressionados com a intensidade e a rapidez das inundações.
A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, “chegará em breve ao local”, assegurou Trump em sua rede Truth Social. A primeira-dama “Melania e eu rezamos por todas as famílias afetadas por esta terrível tragédia”, acrescentou.
Noem disse que a Guarda Costeira está “desafiando as tempestades” para evacuar os residentes presos, e prometeu em uma mensagem na rede social X continuar trabalhando “pelo tempo que for necessário”. Cerca de 500 socorristas e 14 helicópteros foram mobilizados, enquanto a Guarda Nacional e a Guarda Costeira do Texas enviaram reforços.
Segundo as autoridades, o rio Guadalupe subiu cerca de oito metros em apenas 45 minutos. De acordo com o serviço meteorológico, mais de 300 milímetros de chuva caíram durante a noite — um terço da média anual de precipitações.




