
O cenário político brasileiro entrou no radar dos investidores de forma antecipada e já começa a influenciar o mercado financeiro.
Para o sócio da Novus Capital, Luiz Eduardo Portella, a movimentação dos principais atores políticos indica que o jogo eleitoral começou mais cedo e pode gerar uma reviravolta inesperada: a ausência de Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial de 2026.
Portella afirmou ter “convicção grande” de que o atual presidente não será candidato. Segundo ele, a leitura de Lula sobre o tabuleiro político pode levá-lo a preservar sua biografia em vez de enfrentar uma disputa arriscada.
“Acho que o Lula nem vem. Quando ele olhar o Rio, Minas e São Paulo já dominados, além das dificuldades no Nordeste, pode avaliar se vale encerrar a carreira perdendo uma eleição”
O gestor explicou que Lula só manteria a candidatura caso estivesse em plena saúde e enxergasse uma ameaça real da chamada “direita maluca“, em referência à família Bolsonaro e aos governadores como Romeu Zema e Ronaldo Caiado.
Nesse cenário, reforçou, a decisão do presidente seria uma forma de evitar que o grupo voltasse ao poder.
As declarações foram dadas no podcast Stock Pickers, com apresentação de Lucas Collazo e participação de Rafael Gama, sócio da Grifo Asset.
- Leia mais: Investimentos “sob medida” estão transformando o mercado, sinaliza gestor da JGP
- E também: XP lança graduação pioneira no Brasil e vai formar talentos para o mercado financeiro
Tabuleiro eleitoral se reorganiza
A avaliação de Portella leva em conta a movimentação de nomes como Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e Eduardo Paes, prefeito do Rio, que busca aproximação com setores evangélicos para ampliar sua base.
Minas Gerais também aparece como peça-chave, com a expectativa de candidatura única de centro-direita.
Na análise do gestor, essa articulação pode consolidar uma chapa única de centro-direita, com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, ainda que ele esteja fora do jogo eleitoral por questões judiciais.
“Tudo indica que vai ter um apoio e uma chapa ouro, o que pode ajudar muito os ativos brasileiros”
Portella ressaltou que, diante dessa perspectiva, a antecipação do debate eleitoral tem segurado o humor do mercado mesmo em meio às más notícias fiscais.
A expectativa, acrescentou, é de que um candidato competitivo da centro-direita traga otimismo para os investidores.
Impacto nos ativos brasileiros
O sócio da Novus Capital defendeu que um cenário de reorganização política pode impulsionar os ativos locais.
Ele destacou que a Bolsa brasileira está defasada em relação ao desempenho de outros mercados globais e que a construção de um quadro eleitoral mais previsível pode abrir espaço para um rali.
UBS BB derruba projeção para o dólar – mas faz alerta sobre eleições em 2026
Banco destaca que o afrouxamento monetário em andamento nas principais economias apoia moedas de mercados emergentes
Ibovespa dispara após Super Quarta: os 150 mil pontos estão próximos?
Recordes da Bolsa reforçam força compradora, embora possam exigir cautela por parte dos investidores devido ao afastamento das médias móveis e à aproximação dos indicadores técnicos de sobrecompra
“Se tiver uma mudança de ordem econômica, o Brasil tem muito para andar. Podemos ver o juro longo voltar para 10% e a Bolsa reagir fortemente. O mercado está muito leve, ninguém tem Bolsa”, disse Portella, ao avaliar que fundos macro já começam a aumentar posição em ações brasileiras.
O gestor destacou ainda que a indústria de multimercados encolheu em 65%, o que deixou o mercado acionário nacional ainda mais subavaliado.
Nesse contexto, uma melhora no ambiente político poderia atrair fluxo de capital estrangeiro e fortalecer o chamado “kit Brasil” — conjunto de ativos que inclui Bolsa, juro longo e câmbio.
Por fim, Portella afirmou que a antecipação do ciclo eleitoral, somada à perspectiva de corte de juros pelo Federal Reserve até o fim do ano, pode criar um ambiente favorável ao Brasil.
“A gente está bem animado e estamos posicionados para isso. Se esse cenário se confirmar, veremos um rali muito grande.”
The post Sem ‘direita maluca’ no páreo, Lula poderia desistir da disputa de 2026, diz gestor appeared first on InfoMoney.




