Desbloqueie gratuitamente o boletim informativo White House Watch
Seu guia sobre o que o segundo mandato de Trump significa para Washington, para as empresas e para o mundo
Os EUA atacaram alegados militantes do Estado Islâmico no noroeste da Nigéria por causa de ataques contra os cristãos da nação africana, anunciou Donald Trump numa publicação nas redes sociais na quinta-feira.
“Esta noite, sob a minha orientação como Comandante-em-Chefe, os Estados Unidos lançaram um ataque poderoso e mortal contra a escória terrorista do ISIS no noroeste da Nigéria, que tem visado e matado violentamente, principalmente, cristãos inocentes”, escreveu o presidente.
“O Departamento de Guerra executou numerosos ataques perfeitos, como só os Estados Unidos são capazes de fazer.”
Os EUA trabalharam com a Nigéria para levar a cabo os ataques, que foram aprovados pelo seu governo, disse um responsável da defesa dos EUA num comunicado.
Trump em novembro designado o Estado da África Ocidental é um “país de particular preocupação”, um estatuto que pode preceder a imposição de sanções contra uma nação específica.
Ele disse na época que os EUA estavam dispostos a entrar Nigéria “armas em chamas”, ao acusar Abuja de não ter tomado medidas suficientes para impedir o assassinato de cristãos por grupos extremistas.
Semanas depois, homens armados na Nigéria sequestrado centenas de alunos de uma escola católica.
Trump expressou repetidamente preocupação com o ataque aos cristãos no país, alertando que a religião enfrenta uma “ameaça existencial” na Nigéria.
A Nigéria há muito que luta contra a ameaça de grupos terroristas, gangues criminosas e banditismo que visam tanto muçulmanos como cristãos.
Numa publicação nas redes sociais, o secretário da Defesa, Pete Hegseth, sugeriu que poderia haver mais ações militares contra afiliados do Estado Islâmico na Nigéria.
“O @DeptofWar está sempre pronto, então o ISIS descobriu esta noite – no Natal. Mais por vir. . . “, escreveu ele.




