O sábado, 15 de agosto, foi marcado por intensa troca de ideias e inovação na Faculdade de Tecnologia Senai, em Goiânia, onde foi realizado o Desafio IndTech, hackathon promovido pelo CDTI/FIEG em parceria com o Sebrae Goiás e o Senai Hub. Durante todo o dia, sete equipes se dedicaram a apresentar soluções para problemas concretos enfrentados por indústrias goianas, em áreas como inclusão de pessoas com deficiência (CTRTI/FIEG), digitalização de processos (Geolab) e reaproveitamento de resíduos de MDF (Sindmóveis). Cada equipe teve três minutos para apresentar as soluções, durante um pitch.
A avaliação das soluções foi conduzida por uma banca com representantes da indústria, inovação e empreendedorismo. Participaram o gerente de Tecnologia e Inovação do Senai, Rolando Vargas; André Villela Ribeiro, analista do Núcleo de Inovação da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás; Raimundo Silva, CEO da startup BioUs; Hugo Pessoni, representante do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA, UFG) e do Centro de Competência EMBRAPII de Tecnologias (AKCIT); Karol Fernandes, Gerente de Inovação do Hub Goiás; e Priscila Scherrer, diretora de Inovação da Prefeitura de Anápolis.
Ao fim da primeira etapa, três equipes foram selecionadas como vencedoras: UMMIX, SILOBOT e TECXES. Elas seguem agora para um ciclo de mentorias intensivas nos próximos 60 dias, com apoio técnico do Senai e parceiros, para amadurecer as propostas em aspectos como viabilidade econômica, aplicação prática e escalabilidade. A grande campeã será conhecida em outubro, durante a Expoind, que integra a programação da FICA – Feira da Indústria, Comércio, Cooperativismo e Agro.
O Desafio IndTech é uma iniciativa estratégica que busca fortalecer a competitividade industrial, promover a transformação digital e fomentar a cultura de inovação no setor produtivo. Os desafios foram identificados pelos sindicatos industriais e apresentados às equipes, que tiveram um dia para idear, prototipar e defender suas propostas diante de uma banca avaliadora. Segundo o edital, os participantes tinham que propor soluções alinhadas aos eixos da Indústria 5.0, como automação inteligente, inteligência artificial, economia circular e sustentabilidade.

Para Luciano Lacerda, presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CTDI) da Fieg, o Desafio IndTech tem como propósito conectar demandas reais da indústria a soluções tecnológicas inovadoras, estimulando a cultura de inovação aberta e fortalecendo o ecossistema industrial goiano. “No Desafio IndTech tivemos startups, empresários, estudantes e até jovens da Escola do Futuro. Foi um dia de muito conhecimento, compartilhamento. Nos próximos dias os finalistas terão acompanhamento intenso, com muito aprendizado, treinamento e desenvolvimento em IA. Com certeza teremos excelentes resultados para as indústrias que demandaram soluções.”

Já Fernanda Freitas, analista de parcerias do Sebrae Goiás, destacou o papel do empreendedorismo e da tecnologia. “Estamos no primeiro hackathon que a FIEG promove em parceria com o Senai e com apoio do Sebrae. Os participantes tiveram mentoria para poder pensar em soluções, palestra de design thinking e Canvas, justamente para que eles entrassem nesse espírito de construir essas soluções. Todos mostraram soluções viáveis e práticas. Essa parceria da instituição com a inovação só engrandece o papel do Sebrae para impulsionar o empreendedorismo e também fortalecer as indústrias goianas, que têm enorme potencial de crescimento.”
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn




