17.6 C
São Paulo
sábado, agosto 15, 2026

Detran tira baliza do exame e libera prova de direção com carro automático em SP

DEVE LER


O Detran de São Paulo retirou a obrigatoriedade da prova de baliza no exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado.

A partir desta segunda-feira (26), os candidatos também poderão realizar o teste de direção com veículos equipados com câmbio automático, medida que já está valendo.

Com as novas regras, o foco da avaliação passa a ser a etapa de circulação em via pública. O trajeto do exame segue incluindo itens como conversões, uso correto de setas, parada em local permitido e observância das normas de segurança no trânsito.

Oportunidade com segurança!

Duas faltas eliminatórias ligadas especificamente à baliza deixam de existir, já que o candidato não será mais exigido a estacionar o carro em vaga demarcada.

Segundo o Detran-SP, a atualização aproxima o exame da realidade do trânsito atual e acompanha mudanças regulatórias feitas pelo governo federal no fim de 2025, que abriram espaço para mais flexibilidade na formação de condutores.

A autarquia afirma que o aumento da presença de carros automáticos na frota brasileira também pesou na decisão de permitir esse tipo de veículo na prova.

As autoescolas foram comunicadas das alterações, e as orientações atualizadas estão disponíveis no portal CNH Paulista.



Fonte link

- Publicidade -spot_img

Mais Artigos

- Publicidade -spot_img

Último Artigo