12.7 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 7, 2026

Ibovespa cai e dólar avança a R$ 5,45 após Trump ameaçar Brics com tarifa adicional

DEVE LER


Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) volta a cair nesta segunda-feria (7), após atingir pela primeira vez a marca dos 141.000 pontos no último pregão.

O principal índice da B3 cai 0,29% por volta das 11h, aos 140.847 pontos

O recuo do início de semana acompanha a insegurança no exterior sobre a política tarifária do presidente americano Donald Trump.

Na noite de domingo (6), Trump disse que aplicaria uma tarifa adicional de 10% a qualquer país que se alinhasse com “as políticas antiamericanas do Brics”.

“Qualquer país que se alinhe com as políticas antiamericanas do Brics será cobrado com uma tarifa ADICIONAL de 10%”, disse Trump em um post no Truth Social. “Não haverá exceções a essa política”.

A ameaça foi feita na semana em que está programado para acabar o prazo extra de 90 dias do grande pacote de tarifas unilaterais anunciado em abril. Até agora, apenas alguns países, inclusive o Reino Unido, firmaram acordos com os EUA.

Os principais parceiros comerciais dos EUA se apressaram no fim de semana para garantir acordos comerciais ou pressionar por mais tempo, enquanto o secretário do Tesouro, Scott Bessent, indicou que alguns países que não chegarem a um acordo até o prazo de quarta-feira (9) terão a opção de uma extensão de três semanas para negociar.

Bessent disse à CNBC na segunda-feira que espera se reunir com seu homólogo chinês nas próximas semanas para avançar nas discussões sobre comércio e outras questões entre as duas maiores economias do mundo.

O clima de aversão global a risco favorece o dólar, que sobe 0,55% contra o real, cotado a R$ 5,45.

Na bolsa brasileira, apenas 27 das 84 ações do Ibovespa operam em alta. Os maiores ganhos são da Minerva (BEEF3), que avança 2,32%. Na lanterna, os papéis da Yduqs (YDUQ3) caem 3,67%.

— Com informações da Bloomberg News.

Comércio global está mudando e adaptamos aos clientes, diz head de corporate do Citi





Fonte Link

- Publicidade -spot_img

Mais Artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Último Artigo