Transportes

Arena ANTP 2019 propõe debate panorâmico sobre as transformações na mobilidade urbana

Curadoria do evento reforça a tendência do indivíduo como centro dos serviços de transporte

Historicamente, o sistema de transportes público no Brasil é marcado por sua rigidez, em razão das redes fixas de itinerários e do controle rigoroso de horários, entre outros fatores. De natureza essencial, a mobilidade por modos coletivos continuará a ser estruturante, principalmente nas grandes cidades. Porém, é inevitável que o setor de Transportes receba o impacto das novas tecnologias, que promovem transformações na mobilidade urbana. De 24 a 26 de setembro, esse panorama será apresentado aos participantes da Arena ANTP 2019 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, a 22ª edição do Congresso Bianual da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).

Para Roberto Sganzerla, especialista em Marketing de Transportes e Mobilidade, a insistência em um modelo de oferta no qual se determina onde, quando e como as pessoas devem acessar ou comprar os serviços de transporte deve ser repensada. “A grande mudança em curso na mobilidade urbana é que, agora, o centro dos serviços de transportes está nas pessoas. Hoje, o transporte coletivo não conecta apenas lugares, mas se conecta diretamente com os seus clientes através de dispositivos móveis, em tempo real”, afirma Sganzerla, também responsável pela curadoria do evento, no qual fará parte do painel MaaS – Mobility as a Service (Mobilidade como Serviço).

 

“O MaaS é o conceito de ‘plataforma de mobilidade da cidade’ adotado em lugares como Helsinque e Estocolmo”, explica o curador. “Ele permite que o passageiro encontre a opção de mobilidade mais adequada, com um planejador de viagem multimodal integrado que fornece informações atualizadas e realiza operações como reserva, pagamento, emissão de bilhete e outros serviços personalizados. Isso permite ao passageiro comparar opções multi-intermodais e escolher o que é mais adequado. Pensar na ‘jornada do cliente’ é pensar nas pessoas bem antes de elas começarem a ‘viagem’ – antes mesmo de elas abrirem o app ou a plataforma de mobilidade”, acrescenta.

Visão geral

A palestra de Roberto Sganzerla integra um total de 16 painéis, que ocorrerão nos dois primeiros dias do evento, em horários distintos, abordando diferentes aspectos da mobilidade urbana. No dia 24, estarão em foco: Mobilidade urbana em 2030; Projetos de Mobilidade Integrada no Brasil; Mobilidade Integrada na América Latina; Mobilidade Ativa por uma Cidade Mais Humana e Sustentável; Matriz Energética Brasileira; Modelos de Financiamento para Projetos de Mobilidade; Transporte Estruturantes nas Cidades: na visão das Entidades Nacionais e na visão dos Operadores.

Um dos palestrantes do painel Projetos de Mobilidade Integrada no Brasil será Carlos José Barreiro, secretário de Transportes de Campinas (SP), que abordará ações inovadoras para integração de modais em curso na cidade do interior paulista. “Eventos como a Arena ANTP possibilitam uma troca de experiências entre profissionais do setor, o que é positivo. Mas não ficam restritos a isso, pois promovem conhecimento para a população. Discutir mobilidade urbana sempre foi importante. O Poder Público tem a obrigação de transformar a vida do cidadão”, afirma Barreiro.

No dia 25, os debates na Arena ANTP respeitarão os seguintes tópicos: Cidades e Meio Ambiente; Maas – Mobility as a Service; Novas Tecnologias para o Pagamento das Tarifas e a Aceitação de Cartões Bancários EMW Contacles; Novas Tecnologias que Facilitam a Gestão e a Mobilidade Urbana nas Cidades; Micromobilidade Através de Bikes e Patinetes; Transporte Sob Demanda (On-Demand): Otimizando Serviços de Mobilidade com Novas Tecnologias; Legislação Brasileira; e Trânsito x Mobilidade.

“A Arena ANTP 2019 trará o melhor conteúdo aplicado à Mobilidade Urbana entre todos os eventos do ano, evidenciando conceitos inovadores que, ao fim, fazem com que a mobilidade seja mais humana e sustentável”, diz Sganzerla. “Se o congressista assistir a todos os painéis dos dias 24 e 25 e participar dos debates programados para dia 26, receberá um conteúdo programático semelhante a um curso de especialização em Transporte e Mobilidade Urbana”, enfatiza.

Os debates simultâneos do dia 26 ocorrerão em seis auditórios diferentes, entre 9h e 18h. Esses espaços foram organizados para promover discussões pontuais sobre mobilidade urbana, nos âmbitos nacional e internacional. Fretamento, Locação de Veículos, Governança Metropolitana dos Transportes, Mobilidade e Gênero, Programas Exitosos de Redução de Acidentes, Tecnologia para Atendimento ao Público e Gestão e Operação de ITS estão entre os assuntos que serão explorados.

Gênese

Espera-se mais de 5.000 participantes na Arena ANTP 2019, entre visitantes estrangeiros e público nacional composto por prefeitos, secretários municipais e estaduais, autoridades federais, parlamentares, colaboradores públicos e privados, operadores de transporte, industriais, consultores, dirigentes sindicais patronais e laborais, acadêmicos, lideranças comunitárias, técnicos do setor e profissionais da mídia.

Entre os palestrantes estarão representantes de destaque de todo esse espectro, como por exemplo Alexandre Baldy, secretário estadual de Transportes Metropolitanos de SP; Otavio Vieira da Cunha Filho, presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU); Matt Blanks, vice-presidente Global Transit, Enterprise Partnerships da Mastercard; Rubens Gil Filho, CEO da AUTOPASS; Milena Braga Romano, CEO da UBus; e Pere Navarro Olivella, diretor-geral de Tráfego de Barcelona.

A presença dessas lideranças setoriais coroa o trabalho da ANTP, que em junho completou 42 anos. Para Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da entidade, a busca pela qualidade do transporte e consequente melhoria da vida urbana pavimentaram o caminho da ANTP ao longo dos anos. “Essas bandeiras interessam a todos os setores ligados à mobilidade urbana. Embora muitos compitam entre si, o que a ANTP fez foi associá-los em torno de ideias, auxiliando na compreensão dos problemas e no desenvolvimento de soluções para o segmento”, diz.

Entre os avanços conquistados por meio de iniciativas da ANTP, Néspoli destaca o Vale Transporte, cujos debates iniciais surgiram na Comissão de Economia da entidade, com posterior colaboração junto ao Poder Legislativo. “Por que o congresso da ANTP tem essa amplitude? Devido à sua gênese, ao seu DNA. Exatamente o que queremos para o Congresso: que ali esteja toda a cadeia de produção e administrativa do sistema de mobilidade. Pois é dali que sairão as políticas públicas”, conclui.

 

Anote na agenda

Arena ANTP 2019 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana

Data: 24 a 26 de setembro

Horário: das 9h às 18h

Local: Transamérica Expo Center

Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo

A programação completa pode ser acessada em www.arenaantp.com.

 

 

Sobre a Arena ANTP 2019 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana

A OTM Editora, que publica a Revista Technibus, e a MFontana Promoções resgatam o conceito do Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, realizado pela  ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), a cada dois anos, desde 1978. Dessa forma, surge uma parceria inédita, aliando a experiência e tradição na realização de eventos de transportes da OTM, à ANTP, uma das principais entidades promotoras de ideias, com qualidade e excelência técnica em seus estudos e conteúdos publicados para realizar a Arena ANTP 2019 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana. O objetivo do evento é promover a discussão dos aspectos que permeiam a mobilidade urbana no Brasil e no mundo, apresentando ações, programas de mobilidade urbana e de políticas públicas, na permanente defesa do transporte com qualidade, do trânsito seguro, de cidades sustentáveis e com qualidade de vida, abrigando todas as formas de mobilidade nas cidades brasileiras. Ao longo destes 41 anos, a ANTP contou com a colaboração de seus associados – entidades públicas e privadas, da indústria, da operação, da gestão pública, consultorias, área acadêmica e de pessoas físicas –, que fazem parte do Conselho Diretor e Fiscal, e auxiliaram na construção e sua manutenção.

 

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