IndústriaTecnologiaTransportes

Simpósio SAE BRASIL mostra em SP tendências para carrocerias mais segura

Cinco montadoras irão apresentar estruturas veiculares de recentes lançamentos, dias 2 e 3 de maio, no IPT, em São Paulo

Em busca de maior competitividade, a indústria brasileira investe no desenvolvimento de carrocerias que proporcionam cada vez mais segurança a motoristas, passageiros e pedestres em caso de acidentes. Compartilhar as novas soluções aplicadas na fabricação de estruturas veiculares mais leves e resistentes é o foco do 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody, que será realizado dias 2 e 3 de maio, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

Sob a coordenação de Ed Taiss, consultor de Tecnologia da CBMM, o encontro receberá lideranças de montadoras, autopeças, sistemistas e consultorias para programação composta por painéis de debates, palestras e mostra de engenharia, com exposição de carrocerias. Todos também irão contribuir com as discussões sobre segurança viária, que são propostas pelo Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

Nesta edição, cinco montadoras – FCA, Ford, General Motors, Mercedes-Benz e PSA – irão apresentar estruturas veiculares de últimos lançamentos. Cada fabricante irá compartilhar o processo de criação da carroceria, como escolhas de processos e materiais avançados, para apresentar os resultados alcançados em redução de peso e aumento de resistência, características que garantem melhores níveis de segurança e eficiência energética aos veículos.

Segundo Taiss, a indústria nacional tem apresentado evoluções no desenvolvimento de estruturas veiculares, a partir do uso de matérias-primas avançadas, como aços de alta resistência, alumínio e magnésio. “Atualmente os grandes avanços são viabilizados, principalmente, pela aplicação de aços de alta resistência. Existe uma gama de aços e outros materiais destinados a cada componente do veículo, de acordo com a necessidade da engenharia das OEMs”, aponta o engenheiro.

Organizado pela SAE BRASIL – Seção São Paulo, dirigida pelo engenheiro Marco Colosio, o 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody conta com apoio e patrocínio das seguintes organizações: Aethra, Aperam, ArcelorMittal, Benteler, Brasmetal, CBA, CBMM, ESI, Gestamp, IQA, Magna, Mitutoyo, Saint-Gobain e Trumpf.

“Os simpósios da SAE BRASIL são ferramentas eficazes para o acompanhamento de mudanças e de tendências tecnológicas na profundidade e velocidade dos mercados”, diz o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO DO 5º SIMPÓSIO SAE BRASIL CARBODY

2 DE MAIO – QUINTA-FEIRA

09h – Abertura com Ed Taiss, consultor de Tecnologia da CBMM e chairperson do 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody; e Marco Colosio, gerente de Materiais da General Motors do Brasil e diretor regional da SAE BRASIL – Seção São Paulo.

9h30 – Painel “Tier #1 Autopeças – Processos de Última Geração”, com Xavier Herrera, gerente de P&D da Gestamp; Andreas Muellegger, gerente de Indústria Automotiva da Trumpf; Frederico Hirota, gerente da Benteler; Arun Prasath, gerente de P&D da Cosma; e Mauricio Lobão, gerente de CAE da Vesta Engenharia. Mediação de Alexandre Cortez, especialista de Desenvolvimento de Projetos Automotivos da ArcelorMittal.

11h30 – Palestra (Stock Car)

12h – Apresentação de estrutura veicular/ Ford, com Luiz Gustavo Zamorano, gerente de Carroceria, Partes Móveis, Segurança Veicular e CAE da Ford.

14h30 – Apresentação de estrutura veicular/ PSA Groupe, com Thomas Beaugrand, coordenador de Produto da PSA Groupe.

16h30 – Palestra “A História do Automobilismo no Brasil e no Mundo”, com Reginaldo Leme, comentarista da SporTV para Stock Car e Fórmula 1.

17h30 – Encerramento com Ed Taiss, consultor de Tecnologia da CBMM e chairperson do 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody.

3 DE MAIO – SEXTA-FEIRA

09h – Abertura com Ed Taiss, consultor de Tecnologia da CBMM e chairperson do 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody; e Marco Colosio, gerente de Materiais da General Motors do Brasil e diretor regional da SAE BRASIL – Seção São Paulo.

09h30 – Painel “Segurança Veicular”, com Eduardo Biavati, gerente de Programação da Global Road Safety; Rodrigo Amado, diretor de Tecnologia Automotiva e Mobilidade da CBMM; Dino Altmann, médico da Stock Car. Mediação de Oliver Schulze, diretor de Engenharia da JoySon Safety Systems.

10h30 – Apresentação de estrutura veicular/ Mercedes-Benz, com Mauro Paraíso, gerente de Materiais Metálicos da Mercedes-Benz.

12h – Apresentação de estrutura veicular/ FCA Group, com Celso Carvalho Jr, System Responsible Underbody at Body Engineering da LATAM FCA Group; e Guilherme Henrique Fernandes, System Responsible Upperbody at Body Engineering da LATAM FCA Group.

14h – Palestra “Comparação de Segurança: Europa versus Estados Unidos”, com Antoine Chatelain, consultor da A2MAC1.

14h30 – Apresentação de estrutura veicular/ General Motors do Brasil

15h30 – Encerramento com Marco Colosio, gerente de Materiais da General Motors do Brasil e diretor regional da SAE BRASIL – Seção São Paulo.

5º Simpósio SAE BRASIL CarBody
Data: 2 e 3 de maio de 2019, a partir das 9h
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – avenida Professor Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo/ SP
Mais informações: www.bit.ly/5SimposioCarBody

Mais informações à imprensa:

Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar