CulturaTecnologia

Parceria entre Primavera Editorial e LifeLike Experience resulta em experiência inédita no mercado editorial

Com o uso da TransmediaStorytelling, tecnologia desenvolvida na Inglaterra, a LifeLike Experience criou a primeira experiência imersiva do mercado editorial para a Primavera Editorial. Com o lançamento do romance "Um cara Qualquer", de Amber Tamblyn", o leitor é convidado a abandonar a passividade para entrar na história, usando o celular, computador ou tablet.

Em um cenário de crise sem precedentes, o mercado editorial vive o desafio de engajar leitores das novas gerações; encontrar novos canais de venda como alternativa às livrarias; desenvolver um modelo de negócio sustentável; e concorrer em igualdade de condição com entretenimentos como jogos digitais e canais de streaming. Fundada há uma década por Lu Magalhães, a Primavera Editorial buscou inspiração na inovação tecnológica para vencer esse desafio. A editora brasileira anuncia uma parceria com a LifeLike – empresa que desenvolveu a tecnologia TransmediaStorytelling. A ferramenta, que até então aplicada em ações de marketing, treinamento corporativos e seleção de profissionais, foi a base para desenvolver uma experiência de leitura única no mercado editorial nacional e estrangeiro.

Segundo Lu Magalhães, o produto livro tem enfrentado grandes intempéries decorridas não apenas do esgotamento do modelo de negócio, mas do distanciamento de diferentes gerações de leitores que, muitas vezes, deixaram de dedicar tempo à leitura para investir tempo e dinheiro para acompanhar séries em canais de streaming. “É uma confluência de fatores que trouxe o mercado até esse ponto agudo da crise. Defendo que antigas soluções não serão a fonte para resolver os desafios contemporâneos. Com isso em mente, fui buscar ideias que tornem ler uma experiência tão interativa quanto esses concorrentes digitais. E, encontrei no próprio Brasil uma tecnologia que, na minha convicção, puxará uma revolução na forma de consumir livros”, afirma a presidente da Primavera Editorial.

A escolha da obra que inaugura a tecnologia não foi aleatória. Um Cara Qualquer, de Amber Tamblyn é um romance que trata de agressão sexual de uma forma que causando incômodo a muitos leitores norte-americanos. Semanas antes do escândalo envolvendo assédio sexual em Hollywood, ela – que é uma atriz reconhecida por atuação em filmes e séries – publicou o artigo I’m Done With Not Being Believedno New York Times. Nele, classificou a indústria cinematográfica dos Estados Unidos como cúmplice no abuso sexual de mulheres; tendo sido ela mesma, vítima aos 16 anos. No romance, entretanto, o vilão é uma mulher que atinge homens com agressões sexuais tão violentas e perturbadoras que poderiam ter sido arrancadas de um filme de terror.

As vítimas do sexo masculino são narradores e mergulham na dor profunda de lidar com as consequências do crime que sofreram. Em entrevista para Stephanie Merry, editora de Booke World do jornal The Washington Post, Amber afirma: “A arte precisa trazer conversas difíceis; eu não tenho dúvidas de que esse livro vai incomodar muita gente, mas estou bem com isso.”

“Por traz da escolha de Amber Tamblyn há o desejo de chamar a atenção para um problema que atinge a sociedade como um todo. Há assédio sexual tanto de mulheres quanto de homens; há vítimas e algozes nos dois lados. E temos que falar sobre o prejuízo humano que envolve essa violência. Pela força da narrativa e relevância do tema, escolhemos esse romance para estrear uma tecnologia de leitura que trará o leitor para dentro da história”, detalha Lu Magalhães.

Experiência de leitura

As experiências simulam uma conversa com pessoas reais, que interagem com o usuário conforme a resposta dada à cada etapa da leitura; a interação se dá naturalmente, como em uma conversa de WhatsApp por meio de áudios, vídeo selfies, textos, chamadas de celular, entre outros. Essa interação desperta uma emoção que funciona como fator de engajamento para as narrativas propostas. A tecnologia usa uma técnica de TransmediaStorytelling, desenvolvida em parceria com a Inglaterra, e foi refinada em termos de utilização e modelos de negócio no Brasil pela LifeLike. A empresa cria mundos e experiências imersivas com esta tecnologia para engajar grandes audiências e resolver problemas reais nas áreas de marketing, educação e assessment.

Para o mercado de livros, a parceria com a Primavera Editorial é inédita. “Produzimos uma experiência imersiva inédita no mercado editorial global. Com o uso de uma tecnologia desenvolvida em parceria com especialistas ingleses, sobretudo o papa dessa temática de TransmediaStorytelling, Sir Robert Prattern, vamos proporcionar uma vivência de leitura única, levando o leitor para dentro da história como nunca foi feito antes”, afirma Homaro Lima, cofundador da LifeLike Experience, acrescentando que praticar uma nova cultura de interação é fundamental para empresas de qualquer segmento; é uma forma de fazer o negócio sobreviver às mudanças comportamentais ditadas pela tecnologia.

Lima explica que atualmente a empresa vive a segunda fase de desenvolvimento, ancorada na criação de uma grande “editora” de experiências digitais que leve títulos de obras de diferentes segmentos para grandes públicos, dentro de uma solução inédita no segmento. “Em função desse direcionamento estratégico, firmamos uma parceria com a Primavera Editorial para lançarmos a primeira obra imersiva literária do Brasil, unificando o que há de mais moderno no mundo em termos de utilização de chatbotse obras de ficção. A proposta, ‘criar uma experiência única no leitor’, deixou toda a equipe muito empolgada, pois temos a certeza de estarmos dando um primeiro passo para o que se tornará uma revolução no segmento. É um prazer fazer parte desse projeto e interagir com pessoas tão visionárias quanto as da Primavera Editorial; são tão malucas quanto nós”, afirma Lima, acrescentando que é necessário inovação para chacoalhar o mercado editorial, que passa por uma crise sem precedentes.

A OBRA | Romance de estreia da atriz e escritora norte-americana Amber Tamblyn, Um Cara Qualquer (Any Man, título original) é um livro provocativo. Combina gêneros de poesia, prosa e elementos de suspense para dar forma às narrativas chocantes das vítimas de violência sexual, mapeando as formas destrutivas pelas quais a sociedade contemporânea perpetua a cultura do estupro. O extraordinário é como, com o passar dos anos, essas pessoas aprendem a se curar, unindo-se e encontrando um espaço para levantar as vozes. Com pontos de vistas alternados – e uma assinatura para cada voz e experiência da vítima – as páginas crepitam de emoção que vão do horror à empatia; e tiram o fôlego do leitor. Por mais ousado que seja, Um Cara Qualquerpinta um retrato marcante da sobrevivência e é um tributo àqueles que viveram o pesadelo da agressão sexual.

Entrevista com a autora publicada pelo Washington Posthttps://wapo.st/2FVH0AZ

SOBRE A LIFELIKE |A LifeLike é uma startup brasileira, fundada por quatro executivos com larga experiência de mercado. O ponto de partida foi um desafio em comum às empresas: se comunicar de forma efetiva, despertando o engajamento de grandes audiências. Com essa premissa, os empreendedores encontraram uma nova tecnologia, praticamente inexplorada no mundo, a TransmediaStorytelling. Em parceria com um dos papas deste seguimento, o inglês Sir Robert Prattern, o quarteto de brasileiros criou um novo modelo de negócio que utiliza chatbots (robôs digitais) associados a técnicas de narrativa, cinema e storytelling para criar experiências únicas voltadas a envolver, emocionar, vender, ensinar e divertir consumidores de diferentes produtos.

Com sede em São Paulo no CUBO ITAÚ (https://cubo.network) e atuando há mais de cinco anos no mercado nacional, a LifeLike já criou experiências diversas para vencer o desafio de comunicação, marketing, treinamento e seleção massiva de talentos para empresas como Itaú, PepsiCo, Laureate, Whirlpool, KPMG, Michael Page, Hinode, Avon, Dasa, Duratex, Óticas Carol, e Mercedes Benz, entre outras.www.lifelike.net.br

SOBRE A EDITORA |A Primavera Editorial é uma editora que busca apresentar obras inteligentes, instigantes e acalentadoras para a mulher que busca emancipação social e poder sobre suas escolhas. www.primaveraeditorial.com

28/01/19 10:09
Frida Luna Comunicação
 Betania Lins 
(11) 97338-3879
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo