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Kriativar lança primeiro jogo em realidade aumentada e storytelling do mundo

Linha de smart toys auxilia no desenvolvimento e concentração das crianças

O uso da gamificação no auxílio do desenvolvimento infantil e no aprendizado  está ganhando cada vez mais espaço no mercado, desenvolvendo uma nova maneira de aprender, baseada na educação 4.0 e na Cultura Maker. Com o objetivo de ressignificar o uso do celular e jogos antigos, a Kriativar – startup de educação e tecnologia -, está lançando no mercado os primeiros quebra-cabeças com realidade aumentada e storytelling do mundo, são eles “Caco, o palhaço” e “Nina, a bailarina”. Ao apontar o aparelho para o jogo montado, os personagens aparecem como se fossem um holograma, interagindo com a criança.

Os smart toys atuam auxiliando no desenvolvimento da concentração das crianças, e estimulando a curiosidade e imaginação. “Depois de vencer o desafio de montar o quebra-cabeça, basta abrir o aplicativo Smart Toys Kriativar e apontar o celular ou tablet para o quebra-cabeça montado. É neste momento que a mágica acontece e Caco aparece no palco, como se fosse um holograma e começa a interagir com as crianças, falando sobre amizade, ser feliz, respeitar animais e viver com alegria”, comenta Sofia Fada, founder da Kriativar.

Já no quebra-cabeça interativo “Nina, a bailarina”, as crianças conseguem ver a personagem dançando, enquanto a narradora conta a sua história. “Ela é uma bailarina internacional que ensina amor, respeito, esperança, persistência e perseverança. É um jogo que desenvolve a concentração e estimula a criatividade e  imaginação das crianças”, comenta Sofia Fada.

A startup também desenvolveu outros dois smart toys, os jogos da memória: Fazenda Encantada, em que após descobrir os bichos, as crianças podem escutar um poema e interagir com cada animal, expandindo seus conhecimentos; e o Universo Encantado, jogo que une o mundo virtual e real. “Ao apontar o celular, a criança será transportada para o Universo, onde será possível ver cada planeta em realidade aumentada e ainda descobrir informações sobre o sistema solar”, comenta Fada.

Para incentivar o protagonismo infantil, os jogos dão acesso à plataforma Bookmaker, um criador de publicações onde a criança pode continuar a brincadeira criando suas próprias histórias com os personagens dos jogos. Nele também é possível criar livros, revistas, trabalhos escolares e outros diversos produtos que podem ser acompanhados pelos pais e professores. Os aplicativos podem ser baixados no Google Play e no Apple Store e os produtos estarão a venda no e-commerce www.kriativar.com.br  a partir de primeiro de junho.

Sobre – Fundada em 2004 pela empreendedora Sofia Fada, a Kriativar é uma startup de educação e tecnologia que propõe uma aprendizagem criativa  e um jeito lúdico de ensinar e aprender. A empresa já venceu os principais editais de inovação do Brasil como SEED, aceleração de startups do Governo de Minas, considerada uma das melhores do mundo; INOVApps, concurso de tecnologia do Ministério das Comunicações; BaankoChalenge, aceleração para negócios de impacto social; FIEMG LAB, maior aceleração de conexão com a indústria do mund; XR Canadá, aceleração de startups de Realidade Aumentada e Virtual do Canadá, com foco na internacionalização; Startup Brasil, mais importante edital  voltado para a inovação do Brasil; e BrazilLab, edital que conecta as melhores soluções aos governos estaduais e municipais do país. A empresa está lançando no mercado a primeira linha de jogos em realidade aumentada e storytelling do mundo.

Missão Comunicação 

Kesly Ferreira 
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