ServiçosTecnologia

Hughes desenvolve programa Atitude Consciente para incentivar ações de sustentabilidade

Projeto visa conscientizar colaboradores sobre pequenas mudanças de comportamento que podem ajudar o mundo

Quase metade das 5.570 cidades brasileiras não tem um plano integrado para o manejo do lixo, segundo o Perfil dos Municípios Brasileiros, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em julho do ano passado. Segundo a legislação brasileira, o plano integrado tem 19 itens obrigatórios, que incluem metas de redução da quantidade de rejeitos por meio de reciclagem e reutilização de materiais, bem como diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no município, regras para transporte e outras etapas do gerenciamento do lixo e limpeza urbana.

Com a missão de implementar ações de responsabilidade social na companhia, a Hughes, líder mundial em telecomunicações via satélite, desenvolveu o programa Atitude Consciente, que tem como objetivo conscientizar seus colaboradores sobre pequenas mudanças de comportamento que podem ajudar o mundo e incentivar a sustentabilidade.

“Nosso objetivo como empresa e cidadãos é preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.Desenvolvemos, então, esse projeto para que essa conscientização interna possa mudar nossos hábitos e incentivar outras pessoas de fora daqui, como amigos e familiares. Dessa forma podemos expandir nossa responsabilidade ambiental e social”, afirma Rafael Guimarães, presidente da Hughes no Brasil.

Na Hughes, por exemplo, o uso de copos plásticos fez com que a empresa percebesse que poderia conscientizar os colaboradores a reduzir a utilização desse material, que em seu processo de fabricação envolve práticas que poluem excessivamente o meio ambiente. Assim, a Hughes gerou conteúdo para o público interno ressaltando a importância de reduzir o consumo excessivo de copos plásticos e os malefícios que ele pode causar.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe), são consumidos no Brasil cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1.500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente. Como seus componentes são derivados do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima, o plástico não é decomposto pelos micro-organismos que estão na natureza, ou seja, seu tempo no meio ambiente acaba se tornando muito longo.

“Começamos informando os males que são causados pelo plástico ao meio ambiente, com mensagens de conscientização aos colaboradores, de que podíamos mudar nosso comportamento em relação a isso. Entregamos a todos os colaboradores um copo de silicone que pode ser usado com conteúdo quente ou frio – e por ser portátil também pode ser levado na bolsa para qualquer lugar, o que nos incentiva a não usar recipientes plásticos também fora do escritório. Em cinco meses deixamos de consumir 200 mil copos plásticos. Isso gera economia de água da fabricação desses recipientes descartáveis e menos poluição no meio ambiente”, diz Graziela Correia, Secretária da Presidência.

Além da redução de copos plásticos, a Hughes também incentivou a conscientização sobre coleta seletiva de lixo. As lixeiras individuais no escritório foram substituídas por lixeiras coletivas com identificação do tipo de resíduo destinado a cada uma delas, de forma que o lixo passou a ser separado já no momento do descarte, aumentando assim a reciclagem do lixo produzido no escritório.

“A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 8 milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos todo ano. É por causa de cenários deploráveis como esse que queremos mudar a atitude de nossos colaboradores e torná-los mais conscientes, para que juntos possamos deixar um mundo melhor para as próximas gerações”, ressalta Guimarães.

Sobre a Hughes Network Systems

Hughes Network Systems, LLC (HUGHES) é a líder global em tecnologia de banda larga via satélite e soluções residenciais e corporativas. Seu serviço de internet de alta velocidade via satélite é a HughesNet®, a maior rede satelital do mundo, com mais de 1,3 milhão de clientes residenciais e corporativos nas Américas do Norte e do Sul. Para grandes empresas e governos, a empresa oferece a solução de serviços de gerenciamento de redes HughesOn®, que provê soluções de conectividade completas com um mix otimizado de tecnologias terrestres e satelitais. O sistema Jupiter™ é a plataforma HTS mais utilizada do mundo, que opera com mais de 20 satélites para provedores, entregando um vasto serviço de banda larga, mobilidade e aplicações de backhaul para celulares. Até o momento, a Hughes entregou mais de 7 milhões de terminais de todos os tipos para consumidores em mais de cem países, representando cerca de 50% do market share, e sua tecnologia está possibilitado o uso serviços de banda larga para aeronaves em todo o mundo. Localizada perto de Washington, D.C., em Germantown, Maryland, EUA, a Hughes opera escritórios de venda e suporte no mundo todo e é uma companhia subsidiária da EchoStar Corporation (NASDAQ: SATS), provedora premium global de operações de satélite. Para mais informações sobre a Hughes, visite a página www.hughes.com.br e siga a @HughesConnects no Twitter.

Sobre a Echostar

A EchoStar Corporation (NASDAQ: SATS) é um provedor global premium de soluções de comunicação via satélite. Localizada em Englewood, no Colorado, EUA, faz negócios em todo o mundo e é pioneira em tecnologias de comunicação seguras por meio dos segmentos de negócio Hughes Network Systems e EchoStar Satellite Services. Para mais informações, visite www.echostar.com. Siga a @EchoStar no Twitter.

Informações para a imprensa – Hughes

Diana Carvalho
Luciana Lima
Amanda Geroldo
hughes@rpmacomunicacao.com.br ­

 

RPMA Comunicação
Tel.: 11 5501-4655 | 5102-4146
www.rpmacomunicacao.com.br

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo