Tecnologia

Binario Cloud impulsiona ganho de performance da Guiato com migração de data center para o ambiente em nuvem

Redução no carregamento da página e latência no ambiente da Guiato melhoraram cerca de 43% em relação ao ano de 2018

Reconhecida por ser a principal rede internacional de publicidade móvel baseada em localização, a Guiato é uma empresa focada em guiar consumidores até as lojas parceiras, gerando resultado através do volume de tráfego direcionado para os lojistas. Com cerca de 9 milhões de pageviews por mês, a organização sentiu a necessidade de reformular sua arquitetura de T.I e contou com os serviços da Binario Cloud para planejar sua jornada para nuvem, a fim de ter uma infraestrutura que acompanhasse seu crescimento.

A Binario identificou que a Guiato havia contratado um serviço de máquinas físicas, totalizando 52 servidores com mais de 300 vCPUs, 518 GB de memória e 5 TB de armazenamento que foram virtualizados através da solução Xen Server.

O time da Binario cloud identificou a possibilidade de fazer a cópia das máquinas virtuais e movê-las como um todo para a nuvem da startup. Durante o processo, foi realizado um piloto com alguns servidores que se mostraram efetivos. Com isso, a migração aconteceu dentro do prazo esperado de 60 dias –  gerando uma redução imediata no tempo de carregamento da página, que passou de 6,1 para 3,4 segundos, e aumento na performance da aplicação, diminuindo a latência e resposta do banco de dados da Guiato. “O nosso diagnóstico nos apresentou uma infraestrutura obsoleta e a falta do código fonte, que restringiu os caminhos viáveis para a migração”, afirma Luiz Fernando Souza, CBO da Binario Cloud.

Após a migração para o domínio em Nuvem, foi possível identificar melhorias instantâneas na infraestrutura da Guiato. “Notamos uma redução considerável em relação à antiga arquitetura. A latência de resposta do nosso ambiente melhorou cerca de 43% em relação ao ano de 2018, diminuindo a nossa taxa de rejeição em 16%”, afirma Guilherme Silva, CTO da Guiato, destacando os resultados imediatos que a Binario Cloud trouxe para a empresa.

Para João Victor, arquiteto de Nuvem da Binario Cloud que participou da migração da Guiato, o projeto foi desafiador pela atual estrutura que foi encontrada na empresa. “Foi feito a compatibilização do ambiente atual (mais de 50 servidores rodando em Xen Server) para o formato da Binario Cloud. Foi um processo manual no qual tivemos que validar cuidadosamente cada servidor que migramos para a nuvem. Foram meses de trabalho até que tivéssemos todo o ambiente de produção da Guiato replicado em nossa infraestrutura”. Ainda de acordo com João, “após o ambiente estar replicado, agendamos com a equipe da Guiato uma janela para efetuarmos a virada dos serviços de forma definitiva no menor espaço de tempo possível.”, conclui.

Segundo Luiz, estes desafios só puderam ser superados graças ao amplo conhecimento em virtualização que a equipe da Binario Cloud possui. “Aplicamos todo nosso conhecimento para identificar o melhor caminho para a migração. Executamos todo o processo levando as máquinas virtuais para a nuvem da Binario Cloud dando ao cliente total visibilidade e conforto por não causar nenhuma ruptura em seus processo operacionais.”

Sobre a Binario Cloud

Referência em apresentar as melhores soluções de computação em nuvem, a Binario Cloud foi criada para auxiliar seus clientes na etapa de transformação digital, construindo uma jornada para nuvem de maneira simples, segura e eficiente. Fundada em 2017 pelo Grupo Binário, a empresa surgiu pela necessidade de se colocar à frente do mercado de cloud computing, conectividade, telecomunicações e data center, integrando tecnologias dos melhores fabricantes a um serviço de alta qualidade para provedores de todo o mundo. Clique aqui para conhecer nossos produtos e fale com um dos nossos especialistas.

Sobre a Guiato

Plataforma digital de divulgação de ofertas, a Guiato apresenta catálogos de ofertas do principais players de varejo do Brasil. Fundada em 2012 pelo Grupo Bonial, surgiu para auxiliar o consumidor a localizar e consultar ofertas de produtos, endereços e horários de funcionamento no momento da decisão de compra, a qualquer hora do dia.

image.png
Pedro Thomaz
pedro.thomaz@midiaria.com 
(11) 2729-8617
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar