Serviços

Transformação digital tornará empresas de Campinas mais competitivas e inovadoras

*Jean Paraskevopoulos Neto **Fernando Aguirre

A jornada de transformação digital definirá os líderes do futuro e as empresas mais competitivas sempre serão as principais criadoras de tendências. Nesse sentido, em um mundo cada vez mais globalizado, organizações de todos os setores precisam de estruturas direcionadas para os objetivos de negócios que mensurem a evolução digital.

Uma possibilidade é definir etapas que revelem essa transição e façam a transformação por meio da análise de dados com oferta de soluções que embasem a tomada de decisões nas operações mais importantes. Na região de Campinas, que se destaca por organizações que estão direcionando seus negócios para aspectos de consumo, varejo, setor automotivo e agronegócio, a transformação digital só tem a contribuir.

No varejo, por exemplo, embora a região projete a criação de quase 5 mil empregos temporários para atividades relacionadas à Páscoa neste ano, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) revela que a expectativa de faturamento na região é baixa em 2019. A associação também destaca redução no nível de confiança na atividade industrial e comercial, com índices de crescimento de janeiro e fevereiro abaixo do esperado.

Ainda assim, 2019 tem tudo para ser lembrado pela transformação inteligente do varejo e este é o melhor momento para os varejistas incorporarem as principais tendências de mercado. Como os consumidores estão buscando experiências e reformulando comportamentos, os empresários precisam repensar modelos de negócios e entregarem um valor diferenciado. Com novos formatos e muita análise de dados é que as empresas vão se diferenciar da concorrência e serem mais assertivas na comunicação com seus clientes alvos.

O setor automotivo, por sua vez, atravessa o momento de maior transformação da sua história desde a criação do automóvel. Basta ver o futuro que se desenha com robotização crescente, veículos autônomos, redução do consumo com veículos elétricos e híbridos eo compartilhamento de carros. Quem imaginaria que um automóvel poderia ser considerado um meio de pagamento e tivesse aplicações para os pedágios, que podem ser utilizadas para pagar estacionamentos, combustíveis e até algumas cadeias de restaurantes. Nesse setor, há ainda uma imensa quantidade de informações que um automóvel gera sobre o perfil de seus ocupantes que hoje não estão sendo totalmente aproveitadas.

No agronegócio, outro setor de extrema importância na região de Campinas, a Agricultura 4.0 está relacionada à automatização de processos e análise de dados em larga escala para atingir os seguintes objetivos: aumento da produtividade; eficiência no uso de insumos; redução de custos; segurança; e diminuição de impactos ambientais.

A aplicação de tecnologias no negócio também deve estar associada ao desenvolvimento de modelos mentais que transformem a forma como podemos atingir melhores resultados, fator muitas vezes esquecido, mas diretamente associado aos casos de sucesso.

A jornada de transformação digital faz as empresas melhorarem a execução de suas operações fomentando a disrupção e alavancando negócios. Em nossa região, um dos mais importantes polos de desenvolvimento econômico, tecnológico e de inovação do País, empresas de consumo, varejo, setor automotivo e agronegócio, entre outras, estão investindo na tecnologia como forma de oferecer soluções completas, otimizar operações, mitigar riscos e atingir melhores resultados de forma alinhada com o Projeto Transformação Digital de Campinas. Por todas as razões apresentadas, a ampliação do mapeamento do ecossistema de inovação e empreendedorismo só tem a contribuir para tornar as empresas da região ainda mais competitivas e inovadoras.

*Jean Paraskevopoulos Neto é sócio-líder do escritório de Campinas da KPMG no Brasil.

**Fernando Aguirre é sócio de Mercados Regionais da KPMG no Brasil.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.

Twitter: http://www.twitter.com/@kpmgbrasil

Site: kpmg.com.br

Linkedin: www.linkedin.com/company/kpmg-brasil

Facebook: facebook.com/KPMGBrasil

Atendimento à Imprensa

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação (RV&A)

Pedro Ulsen –pedro.ulsen@viveiros.com.br– 11 3736-1127

Bianca Antunes –bianca.antunes@viveiros.com.br– 21 3218-2049

Aurelio Guerra – aurelio.guerra@viveiros.com.br – 11 3675-5444

Twitter: http://www.twitter.com/@RVComunicacao

Facebook: facebook.com/ricardoviveiroscomunicacao

Site: viveiros.com.br

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar