Serviços

Tempo de festas, tempo de preocupações?

Estudo da AirHelp mostra que nos últimos cinco anos dois em cada dez voos de Santos Dumont e Guarulhos saíram atrasados durante Carnaval

A época do carnaval é uma alegria. Os blocos, desfiles, músicas e festas deixam todo mundo animado para viajar e curtir a festa pelo Brasil inteiro. Mas, para muitas pessoas, esse momento de felicidade pode se tornar um inferno quando seus planos de viagem são interrompidos. Problemas no aeroporto são frequentes e podem estragar a vida de qualquer pessoa que deseja passar seu carnaval dos sonhos. Para quem pensa em se divertir muito no carnaval, o Ministério do Turismo brasileiro ranqueou os destinos mais populares do país.

1 – Rio de Janeiro

2 – São Paulo

3 – Recife

4 – Florianópolis

5 – Manaus

6 – Belo Horizonte

7 – Porto Alegre

8 – Porto Seguro

Mas essa lista é muito diferente para os viajantes, quando se trata de atrasos e cancelamentos em viagens.

Um estudo da AirHelp monitorou o desempenho de decolagens dos 10 aeroportos mais próximos dessas grandes festas de carnaval durante os últimos cinco anos, para revelar quais aeroportos tem as melhores e piores performances. O estudo, conforme mostrado na tabela abaixo, mostra que quem vai sair de dois dos principais aeroportos do país, o Santos Dumont, no Rio de Janeiro e o de Guarulhos, em São Paulo devem se preparar antecipadamente para qualquer imprevisto, pois dois em cada dez voos não decolam no horário marcado. Além disso, existe 17% de chance de viagens partindo de Florianópolis e Manaus terem problemas, assim como 16% em Recife. Então na hora de voltar de seu destino de carnaval favorito, uma maior atenção também é necessária.

O gráfico também mostra os campeões de pontualidade, com Porto Seguro e Porto Alegre com uma média de 10% de atraso, 50% menor que os aeroportos líderes em atraso.

“O carnaval é uma das maiores festas populares do mundo e a maior festa do Brasil, com seus desfiles e blocos em todo o país. Alguns deles são famosos globalmente e, por isso, muitas pessoas escolhem cidades como Rio de Janeiro, Recife e Salvador como seu destino de festa. Mas é bom ficar atento aos dias de viagem e talvez antecipar ou adiar um pouco seu vôo para não passar por imprevistos no aeroporto que podem acabar prejudicando sua viagem”, afirma Paloma Salmeron, diretora de comunicação da AirHelp.

Quando viajar
Além disso, a pesquisa também mostra que geralmente e previsivelmente, a sexta-feira de carnaval é o dia mais movimentado, com aproximadamente 350.000 pessoas saindo, em média, dos aeroportos brasileiros, contra aproximadamente 335.000 da sexta-feira anterior, um aumento de mais de 4% no número de viajantes. As pessoas que escolherem voar de madrugada e de manhã vão se dar melhor, com esses horários sendo os mais pontuais durante esse feriado.

“As companhias aéreas tem que ficar muito atentas quando se trata de horários, atrasos e de sua qualidade do serviço. Cada vez mais temos visto um grande aumento nas consultas com a AirHelp, e há claramente a necessidade de lutarmos para fornecer informações aos passageiros e ajudá-los a obter sua compensação, de acordo com as regras estabelecidas internacionalmente”, afirma Salmeron.

Saiba seus direitos

De acordo com a EC261, cancelamentos de voo, atrasos superiores a três horas e recusas de embarque podem permitir aos passageiros uma compensação de até aproximadamente R$ 2.500,00 (US$ 700,00) por pessoa. Isto abrange todos os voos que partem da União Europeia, bem como aqueles que chegam a um aeroporto da UE, ou ainda operados por uma transportadora europeia. Os passageiros têm direito legítimo a compensação se a interrupção for considerada de responsabilidade da companhia aérea. O montante da compensação devida é calculado a partir da distância. Passageiros afetados podem reivindicar compensação até três anos após o vôo.

Sobre a AirHelp

A AirHelp é a maior organização do mundo especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando os viajantes a obter compensação por atrasos ou cancelamentos de voos e em casos de recusa de embarque. A empresa também toma medidas legais e políticas para apoiar o crescimento e a aplicação dos direitos dos passageiros aéreos em todo o mundo. A AirHelp já ajudou mais de 7 milhões de pessoas, está disponível em 30 países e conta com mais de 600 funcionários.

 

Sherlock Communications

Paulo Canova
Consultant
(11) 98555-3775

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo