Serviços

Área de solda da unidade de Vespasiano oferece excelência na manutenção de máquinas de mineração

Equipe formada por 18 profissionais especializados opera equipamentos de primeira linha para garantir eficiência, agilidade e qualidade nos processos de solda e mandrilhamento 

Segundo o relatório PanoramasSetoriais 2030 do BNDS, a indústria de mineração foi responsável por mais de 20% das exportações brasileiras nos últimos dez anos. Para manter a produção em ritmo acelerado, é preciso garantir o funcionamento do maquinário com 100% de eficiência. Preparada para atender as demandas mais pesadas, a remodelada unidade de Vespasiano oferece excelência na manutenção. Um exemplo está na área de solda e mandrilhamento montada de acordo com os altos padrões de qualidade Sotreq/Caterpillar.

 

Com uma equipe composta por 18 profissionais especializados, operando equipamentos de primeira linha e com toda segurança, a área garante eficiência, agilidade e qualidade nos processos de solda e mandrilhamento (processo também conhecido como torneamento interno, usado para aumentar o diâmetro de furos previamente realizados por um outro processo de furação ou fundição). Entre os trabalhos realizados na área de solda da unidade de Vespasiano estão o conserto de caçambas de grande e pequeno porte, mandíbulas, mastro de perfuratrizes, reforma de chassis e implementos diversos, como boom, stick, braço, entre outros.

 

A equipe de solda é composta por um supervisor, dois mandrilhadores, 14 soldadores e um programador de serviços para as demandas administrativas. Juntos, operam os seguintes equipamentos: duas mandrilhadoras, equipamentos de solda, veículos para o deslocamento, entre outros. “Contamos com profissionais capacitados e equipamentos de primeira linha. Tudo isso permite atender com maior eficiência e qualidade na manutenção do maquinário pesado utilizado para mineração”, explica Reginaldo Márcio Madeira, coordenador de suporte ao produto da Sotreq.

Os serviços oferecidos pela área de solda na unidade de Vespasiano são:

 

Solda MIG – A solda MIG é aplicável à maioria dos metais utilizados na indústria, como aços, alumínio, aços inoxidáveis, cobre, entre outros. Trata-se de um processo de soldagem por arco elétrico entre um metal de base e um consumível em forma de arame, denominado eletrodo não revestido, fornecido por uma alimentação contínua, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão, sob uma atmosfera de proteção gasosa.

Solda Oxi Acetileno – É um processo de fusão de materiais metálicos que ocorre por meio de uma chama proveniente da queima de uma mistura de gases. Pode-se optar pelo uso ou não metal de adição ou aplicação de pressão.

Eletrodo Revestido – Versátil e simples, o processo manual de soldagem é realizado com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho. Os gases produzidos durante a decomposição do revestimento e a escória líquida protegem o metal de solda da contaminação atmosférica durante a solidificação.

Solda TIG – É um processo de soldagem a arco eléctrico, criado entre um eletrodo não consumível de tungstênio e o material a soldar, envolto numa grande proteção gasosa. Essa proteção é constituída por um gás inerte – Hélio (He) ou Argônio (Ar). Surgiu da necessidade de processos eficientes de soldagem para materiais difíceis, como o alumínio e magnésio. Processo de alta qualidade e relativo baixo custo, de uso em aplicações diversas.

Solda de Manutenção – Meio muito utilizado para prolongar a vida útil das peças de máquinas e equipamentos. Promove economia para as indústrias porque reduz as paradas de máquinas e diminui a necessidade de se manter grandes estoques de reposição.

Sobre a Sotreq

A Sotreq é a maior provedora de soluções Cat® do Brasil, onde atua do Sudeste ao Norte com mais de 50 filiais para oferecer suporte completo em peças, serviços, contratos e tecnologia para equipamentos. Dentre suas soluções, destaca-se o SotreqLink, uma plataforma de relacionamento que integra a experiência do cliente às tecnologias disponíveis em equipamentos e serviços digitais. Atende aos segmentos de mercado de Construção, Mineração, Petróleo & Marítimo e Energia com uma equipe técnica altamente qualificada.

 

Mais informações à Imprensa
Rafael De Marco / Maurício Barbosa
Cel: + 55 19 99791-2108

Tel: + 55 19 3751-3606

Website: www.fsb.com.br

 

 
[metaslider id=19407]
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo