Saúde

Organizações de saúde já adotam tecnologias emergentes, mas devem fazer ainda mais para atender às expectativas do consumidor, indica estudo da Accenture

87% dos entrevistados concordam que a integração da personalização com a entrega em tempo real é a próxima grande onda de vantagem competitiva no setor

Um novo relatório da Accenture descobriu que, à medida que o digital se torna cada vez mais crítico em todos os aspectos relacionados aos cuidados com a saúde, as organizações do setor precisam dominar um novo conjunto de tecnologias emergentes para oferecer um atendimento conveniente e eficaz.

 

De acordo com o estudo Digital Health Technology Vision da Accenture, 94% dos 221 executivos da área de Saúde entrevistados afirmaram acreditar que as tecnologias emergentes aceleraram o ritmo da inovação nos últimos três anos.

 

No entanto, embora os investimentos em tecnologia tenham progredido, as organizações de saúde devem fazer mais para atender às expectativas crescentes dos consumidores e funcionários quanto a quando, onde e como eles recebem atendimento. Por exemplo, 77% dos executivos de saúde acreditam que seus funcionários estão hoje mais maduros digitalmente do que sua companhia, resultando em uma força de trabalho “aguardando” que a organização os acompanhe.

 

O estudo argumenta que uma combinação de tecnologias emergentes conhecidas como “DARQ” – registro Distribuído, inteligência Artificial, Realidade estendida e computação Quântica – vai provocar uma mudança radical nos fundamentos digitais da área de saúde. Um total de 68% dos executivos acredita que as tecnologias DARQ terão um impacto transformador ou extenso em suas organizações nos próximos três anos, e 89% estão atualmente experimentando pelo menos uma tecnologia DARQ.

 

O relatório Digital Health Technology Vision é derivado do mais recente estudo anual de tecnologia da Accenture, o Technology Vision, que prevê as principais tendências no setor de tecnologia que irão definir os rumos das empresas nos próximos três anos.

 

Entre os resultados dos executivos de saúde:

  • Considerando as quatro tecnologias DARQ, 41% acreditam que a Inteligência Artificial terá o maior impacto em sua organização no curto prazo.
  • 38% das organizações de saúde já adotaram a Realidade Estendida em uma ou mais unidades de negócios, criando formas imersivas para clínicos e consumidores experimentarem e se envolverem com o mundo ao seu redor.
  • 87% dos executivos da área de saúde concordam que a integração da personalização com a entrega em tempo real é a próxima grande onda de vantagem competitiva.
  • 82% concordam que o 5G revolucionará a saúde ao permitir novas maneiras de fornecer produtos e serviços.
  • 68% concordam que, nos próximos três anos, todos os funcionários de suas organizações terão acesso a uma equipe de bots para realizar seu trabalho.

“Como em outros aspectos de suas vidas, os consumidores cada vez mais esperam que a tecnologia permita que as organizações de saúde as atendam quando, como e onde precisarem”, afirma Kaveh Safavi, diretor executivo sênior da área de Saúde da Accenture. “Apesar do considerável esforço realizado até hoje, ainda resta uma longa jornada pela frente para entregar relações mais ricas, individualizadas e baseadas na experiência que os pacientes modernos exigem. Mas uma coisa é clara – não é mais uma questão de saber ‘se’ essas necessidades serão atendidas, mas ‘quando’. Investir nas tecnologias DARQ é crucial para o desenvolvimento de novos caminhos para o futuro”.

 

Metodologia
O estudo Technology Vision da Accenture é realizado anualmente pelas divisões Accenture Labs e Accenture Research. Para o Technology Vision de 2019, o processo de pesquisa incluiu a coleta de informações de seu Conselho Consultivo Externo, e conduziu entrevistas com acadêmicos e especialistas do setor de tecnologia e da indústria. Paralelamente, a Accenture Research conduziu uma pesquisa global on-line com 6.672 executivos de negócios e de TI de 27 países, incluindo 221 executivos da área de Saúde dos Estados Unidos e Canadá. A pesquisa foi realizada de outubro a dezembro de 2018.

 

Sobre a Accenture

A Accenture é uma empresa líder global em serviços profissionais, com ampla atuação e oferta de soluções em estratégia de negócios, consultoria, digital, tecnologia e operações. Combinando experiência ímpar e competências especializadas em mais de 40 indústrias e todas as funções corporativas – e fortalecida pela maior rede de prestação de serviços no mundo – a Accenture trabalha na interseção de negócio e tecnologia para ajudar companhias a melhorar seu desempenho e criar valor sustentável para seus stakeholders. Com 482 mil profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países, a Accenture impulsiona a inovação para aprimorar a maneira como o mundo vive e trabalha. Visite www.accenture.com.br.

 

Informações sobre a Accenture para a imprensa:  

 

Accenture

Fernando de Moraes – (11) 5188-0974 | fernando.de.m.silva@accenture.com

 

bcw | burson cohn & wolfe 

Beatriz Pacheco – (11) 3040-2397| beatriz.pacheco@bcw-global.com  

Mônica Baldani – (11) 3040-2390| monica.baldani@bcw-global.com 

Ligia Carvalho – (11) 3040-2403| ligia.carvalho@bcw-global.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo