FranquiaSaúde

Junho Laranja: Combate e prevenção contra a Anemia

Nutricionista da Cia. da Consulta ressalta a importância do diagnóstico precoce e cita sintomas da doença

 

O mês de junho é marcado por algumas campanhas de saúde, dentre elas o “Junho Laranja”, que ressalta a importância de estarmos atentos a patologias que envolvam o sangue, sendo a Anemia uma delas.

O diagnóstico e o tratamento devem ser precoce, comenta a nutricionista Rafaela Destri da Cia. da Consulta. “Desde quando a doença é diagnosticada, o paciente deve cuidar para que ela não avance e cause sintomas ainda mais sérios e incômodos, como anorexia, taquicardia, cansaço progressivo e problemas neurológicos. A associação dos alimentos certos e suplementos alimentares, podem acabar com a Anemia, que é representada pela baixa concentração de hemoglobina, indicando que o organismo tem deficiência de nutrientes”.

Essa enfermidade representa, além de tudo, a alimentação precária dos pacientes. Dietas escassas de ferro e ácido fólico desencadeiam inicialmente os sintomas de fadiga, falta de apetite, falta de ar e palidez. A manifestação da doença pode ser por duas condições: Aguda, quando se instala rapidamente e é frequentemente provocada por hemorragia, e crônica, quando se instala lentamente e tem característica assintomática. 

Dentro do mesmo campo, existem alguns tipos de Anemia: Ferropriva, causada pela falta de ferro; Perniciosa, pela carência de vitamina. B12; hemolítica, onde os glóbulos vermelhos são destruídos rapidamente, de modo que a medula óssea não consegue supri-los; Aplástica: quando o organismo não produz glóbulos vermelhos suficiente. Recém-Nascido: ocorre em bebês que tiverem deficiência de nutrientes na placenta.

O Hemograma, exame que analisa células produzidas pela medula óssea com apenas uma coleta de sangue, permite identificar qualquer alteração. A especialista ressalta a importância da prevenção. “Fazendo exames periódicos, inclusive o Hemograma Completo, podemos nos assegurar da nossa boa saúde e ficar despreocupados”.

 

Sobre a Cia. da ConsultaA Cia. da Consulta é uma rede de clínicas independente que oferece serviços integrados com alta tecnologia e qualidade médica, relacionando consultas, exames e cirurgias em um único lugar. Disponibiliza mais de 32 especialidades médicas, como Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia e Oftalmologia, além de 2000 exames laboratoriais e de imagem.  A rede já possui 7 unidades na cidade de São Paulo. 

 

Site: http://ciadaconsulta.com.br/    

Facebook: https://www.facebook.com/ciadaconsulta/  

Instagram: @cia.daconsulta

 

Informações à imprensa – Approach Comunicação (11) 3846-5787

Flávia Knispel – flavia.knispel@approach.com.br | Ramal 10  

Vantuyl Barbosa – vantuyl.barbosa@approach.com.br | Ramal 44

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar