SaúdeServiçosTransportes

Eletrocardiograma a 10 mil metros de altitude: Lufthansa utiliza telemedicina em sua frota de longo curso

Eletrocardiograma portátil melhorará cuidado médico de emergência em voos de longo curso da companhia aérea alemã; no Brasil, o equipamento estará disponível nos voos diários que partem de GRU e GIG rumo à Frankfurt 

A companhia aérea Lufthansa equipou todas as suas aeronaves de longo curso com o sistema mobile de ECG (Eletrocardiograma) CardioSecur e foi a primeira no mundo a fazê-lo. Assim, em caso de emergências médicas a bordo, o compacto e intuitivo sistema permitirá que comissários sem expertise cardiológica registrem as frequências dos passageiros e enviem os resultados diretamente para o contato médico em terra. Esse sistema foi inicialmente testado em 2018 na frota A380, e agora estará disponível para emergências médicas em todas as aeronaves de longo curso da Lufthansa.

“A saúde dos nossos passageiros está muito próxima dos nossos corações. Especialmente quando eles não estão se sentindo bem a bordo, devem saber que estão em boas mãos com a Lufthansa. Os resultados do ECG, conduzido diretamente a bordo da aeronave, dão uma base melhor para definir se é necessário ou não desviar a rota para prover cuidado médico em terra em caso de emergência”, declarou Dr. Sven-Karsten Peters, cardiologista do Serviço Médico da Lufthansa, que explica as vantagens do sistema.

Afecções cardiovasculares são as causas mais comuns de incidentes médicos a bordo. Caso haja médicos no avião, eles estão autorizados usar o desfibrilador como solução alternativa para estabilizar a situação. Mas, de qualquer forma, os resultados desse aparelho não podem substituir um ECG.

“O Lufthansa Group está sempre preocupado em incrementar a oferta de serviços para levar mais comodidade a bordo. Com o ECG, passamos a oferecer algo inédito para o público brasileiro e nos diferenciamos mais uma vez pela preocupação genuína e cuidado real com nossos clientes, em todas as situações”, reforça a diretora de vendas do Lufthansa Group Brasil, Annette Taeuber.

Começando o cuidado telemédico com o sistema mobile ECG

Pesando somente 50 gramas, o compacto sistema desenvolvido e distribuído pelo Personal MedSystems GmbG sob o nome de CardioSecur, consiste em um aplicativo instalado no Aparelho Móvel de Cabine (um mini iPad) dos comissários e em uma pequena maleta com um cabo ECG e quatro eletrodos descartáveis.

Se um passageiro reclama de problema no coração, o sistema pode registrar um eletrocardiograma em pouco passos: o comissário estabelecerá conexão com a internet via FlyNet Wifi; inicializará o aplicativo; a equipe conecta o cabo ECG nos quatro eletrodos e posiciona no tronco do paciente com mal-estar. O aplicativo, então, registra um ECG 12-lead, enquanto parâmetros adicionais como idade, peso, gênero, pressão sanguínea e saturação do oxigênio devem ser coletados manualmente.

Rápida e precisa transferência de dados para médicos em terra via FlyNet

Esses dados serão transferidos do aplicativo para a linha direta médica do International SOS (SOS), a maior empresa de serviços de segurança médica e de viagens do mundo. Esse parceiro da Lufthansa pode ser contatado por pilotos e tripulação 24/7, em caso de dúvidas médicas. A SOS avaliará o ECG e aconselhará a tripulação via telefone baseados nos dados analisados. Então, a cabine deverá tomar a decisão final de desviar ou não a rota do avião. Se houver um médico dentre os passageiros, eles poderão utilizar o modo “expert” do aplicativo para monitorar a atividade cardíaca.

Além disso, o programa já existente “Doctor on Board” permite que a cabine rapidamente identifique médicos presentes a bordo, incluindo as suas especialidades. Esse programa provido pela Lufthansa, Austrian Airlines e SWISS possui atualmente mais de 11 mil médicos participantes, de todas as especialidades, que podem prover assistência médica em caso de incidentes médicos. Para esse propósito, também está disponível um kit de emergência que excede os requisitos obrigatórios, junto a outros materiais. A tripulação também está preparada para emergências e recebe anualmente treinamento de primeiros socorros.

Outra novidade: Lufthansa agora oferece serviço de assistência médica de viagem

Em cooperação com o Medical Travel Companion, a Lufthansa oferece serviços de assistência médica de viagem. Os passageiros podem escolher reservar o serviço de acompanhamento por um enfermeiro, paramédico ou médico para cuidar deles durante todo o voo. A Lufthansa é a primeira companhia aérea europeia a oferecer esse serviço. O programa de acompanhamento médico inclui diferentes pacotes que os passageiros podem escolher, dependendo de suas necessidades.

Lufthansa como uma das líderes na área de Saúde & Medicina

A Lufthansa é líder mundial em serviços aéreos dentre as outras companhias aéreas graças ao seu extenso portfólio médico. Por mais de 20 anos, a Lufthansa tem sido a única companhia aérea comercial a oferecer cuidado intensivo no transporte intercontinental: o Lufthansa Patient Transport Compartment (PTC) está disponível para repatriação de pessoas que adoecem a bordo ou para o transporte de pacientes que precisam de cuidado médico intensivo. O produto high-tech é uma espécie de “UTI (unidade de tratamento intensivo) voadora” que une tecnologia, especialistas competentes e procedimentos eficientes com o conforto e segurança de uma UTI isolada.

A Lufthansa oferece ainda uma variedade de serviços médicos, como um alongador, transporte para pacientes não-intensivos e até seminários para alívios de estresse durante o voo, bem como o Medical Operation Center (MOC), centro de operações médicas, na tradução literal. Durante os 365 dias do ano, o MOC supervisiona transportes médicos e responde perguntas dos passageiros, por exemplo, quais os remédios que podem ser levados a bordo.

 

Deutsche Lufthansa AG

Corporate Communications, The Americas
Tal Muscal

americaspr@dlh.de

Mobile: +1-917-385-4069

Relações com a imprensa do Lufthansa Group no Brasil:  

Approach Comunicação

Nara Cavalcante – nara.cavalcante@approach.com.br  – 11 3846-5787 ramal 37

Cintia Beck – cintia.beck@approach.com.br  – 11 96329-3499

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar