Saúde

Dia Mundial do Alzheimer ressalta a importância do diagnóstico nos primeiros estágios da doença

Acompanhamento médico é fundamental mesmo durante a pandemia

O Dia Mundial do Alzheimer e o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, ambos instaurados em 21 de setembro, têm o objetivo de informar a população sobre a doença que, segundo o Ministério da Saúde, atinge aproximadamente 1,2 milhão de pessoas. Estima-se que os quadros dessa doença podem quadruplicar até 2050. No atual cenário, a data reafirma o alerta de prevenção e a importância do diagnóstico precoce, mesmo durante o momento de pandemia.

O Alzheimer é uma doença que atinge o sistema nervoso, caracterizada pela morte dos neurônios em áreas do cérebro que levam à perda evolutiva de memória, capacidade de linguagem e alterações do comportamento. O transtorno é mais frequente em idosos e tem relação com fatores genéticos. Por não ter cura, diagnosticar a condição em seus primeiros estágios é importante para uma melhor qualidade de vida.

O acompanhamento médico, com geriatras e neurologistas, principalmente durante a terceira idade, é necessário para observar o surgimento e evolução dos sintomas. No período de pandemia da Covid-19, muitos adiam a ida aos consultórios, o que pode atrasar a identificação do Alzheimer e gerar complicações. Segundo o médico neurologista, Dr. Willians Lorenzatto, questões como o distanciamento social, isolamento e a suspensão de terapias adjuvantes, como psicoterapia e terapia cognitiva, agravam as alterações comportamentais.

O cenário provoca outro alerta, pois, segundo uma pesquisa publicada na revista científica Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association, pacientes com demência – especificamente com Alzheimer – apresentam risco três vezes maior de infecção pelo vírus da Covid-19. Nesses casos, o quadro clínico pode ser mais grave e as chances de óbito são de duas a três vezes maiores.

A informação correta é grande aliada para identificar e enfrentar a doença. No ar desde 2018, o Portal Fale Abertamente – faleabertamente.com.br – possui uma área exclusiva sobre o Alzheimer, com informações sobre tratamento, prevenção, sintomas e causas. Voltada não só para os diagnosticados, a página ainda traz conteúdos para pessoas que convivem com pacientes, a fim de proporcionar bem-estar até mesmo aos que são afetados indiretamente pela condição.

Sobre a FQM

A FQM é uma empresa da indústria farmacêutica que está presente no Brasil desde 1932. Possui um amplo portfólio de produtos que abrange tanto medicamentos destinados à prescrição médica, por diversas especialidades, quanto OTC. Seus produtos se enquadram em importantes categorias do mercado: medicamentos, cosméticos, correlatos e suplementos alimentares.

A empresa tem o compromisso com a busca constante pela inovação e excelência para atender às necessidades do mercado farmacêutico no país, promovendo saúde, autoestima e qualidade de vida a toda população, o que ratifica seu lema corporativo: consciência pela vida.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo