CulturaMídias

Guri International Band mostra a riqueza cultural do Malawi, Moçambique e Noruega

Seis eventos serão realizados no mês de maio em diversas cidades

A banda formada por músicos nativos de diferentes nacionalidade, a Guri International Band, inicia uma temporada de apresentações pelo interior de São Paulo. O grupo foi fundado em 2017 por Guilherme dos Santos, supervisor educacional de percussão do Projeto Guri, que passou seis meses na Noruega. Além do profissional, o conjunto reúne jovens do Malawi, Noruega e Moçambique e destaca-se pela forma de cantar a tradição por meio de curiosidades e lendas regionais dos países de origem. Os eventos, gratuitos, serão realizados entre os dias 22 e 31 de maio.

“O sucesso da banda está no contato direto do público com a riqueza cultural. A maneira com que os estrangeiros dançam, tocam e narram as curiosidades proporciona uma grande aproximação”, explicou Guilherme dos Santos, único integrante fixo da banda.

O intercâmbio é organizado pelo MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange e realizado no Brasil pela Amigos do Guri, gestora do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Sazonal, o elenco varia conforme a equipe de intercambistas residentes em São José dos Campos. A formação atual, por exemplo, contempla o guitarrista moçambicano Ivo Matine, a musicista norueguesa Ruth Hoff e o malawiano Darius Lumwira, que canta e toca bateria e teclado. Mas, além deles, há também participação de jovens músicos estrangeiros baseados na cidade de Marília: Sara Mugawa (violinista, dançarina e cantora do Malawi), José Luís Chimbia (guitarrista, tecladista e cantor de Moçambique) e Trygve Lid (baterista da Noruega). A turnê encerra a temporada do grupo com esta configuração – os estrangeiros voltarão aos respectivos países no dia 3 de junho.

O conjunto inicial contou com a presença do percussionista moçambicano, Calisto Rodrigues, do baixista e tecladista malawiano, John Mchiswe, e da trompetista norueguesa, Hannah Larsen.

Serviço: Guri International Band

Evento: Música do Mundo
Data: 
22 de maio
Horário:
 17h às 18h30
Local:
 Casa de Cultura (Polo Regional Marília) 
Endereço: 
Av. Sampaio Vidal, 136 – Marília/SP 
Participantes:
 Intercambistas de São José dos Campos e Marília, além de supervisores educacionais.

Evento: Festa Cultural
Data: 24 de maio  
Horário:
 13h 
Local: Centro Cultural Clemente Gomes
Endereço: Av. Olivo Gomes, 100, Santana – São José dos Campos/SP
Participantes: Intercambistas de São José dos Campos e Marília, além de supervisores educacionais.

Evento: Música no Parque
Data: 26 de maio
Horário: 
das10h30 às 11h30
Local: Parque Vicentina Aranha
Endereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302, V. Adyana – São José dos Campos/SP
Participantes: Intercambistas de São José dos Campos e Marília, além de supervisores educacionais.

Evento: EmCena de Cordas Dedilhados
Data: 29 de maio
Horário: 16h às 17h30
Local: Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Dr. Adhemar de Barros, 999, Jd. São Dimas – São José dos Campos/SP
Participação: Intercambistas abrem o evento que contará com Guris das cidades de São Luiz do Paraitinga, Lagoinha, Areias, Silveiras, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Paraibuna; São José dos Campos e Campos do Jordão.

Evento: Oficina de música
Data: 30 de maio
Horário: 13h30 às 17h
Local: Polo Ubatuba
Endereço: R. Coronel Domiciano, 19, Centro – Ubatuba/SP
Participantes: Intercambistas de Marília e São José dos Campos ministram oficinas para os alunos do Polo Ubatuba.

Evento: Oficina de música
Data: 31 de maio
Horário: das 13h30 às 17h30
Local: FundArt – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba
Endereço: Praça Nóbrega, 54, Centro – Ubatuba/SP
Participantes: Intercambistas internacionais do Move de São José dos Campos e de Marília.

Sobre o MOVE
O MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchage) é um programa de intercâmbio e voluntariado criado pela JM Norway, membro da JMI – Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países), em parceria com a instituição musical Music Crossroads, do Malawi e de Moçambique. O programa visa o desenvolvimento da prática musical internacional e troca de experiências.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Amigos do Guri
– Assessoria de Imprensa – Máquina Cohn & Wolfe: 
(11) 3147-7900 
Stefane Braga | (11) 3147-7449| stefane.braga@maquinacohnwolfe.com
Patricia Oliveira | (11) 3147-7490 | patricia.oliveira@maquinacohnwolfe.com

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
– Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br
Mostrar mais

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Pingback: 카지노쿠폰
  2. Pingback: sen bir oğlansın
Fechar