Geral

São Paulo avança 12 posições: é o 11º Estado em sincronismo com a Redesim

Junta Comercial do Estado de São Paulo no Cadastro Nacional da Redesim

O Ranking de Integração com dados até 30 de setembro de 2016, que distribui os Estados e o Distrito Federal de acordo com o índice de integração com os órgãos responsáveis pelas etapas do processo de abertura, alteração e fechamento de empresas e pessoas jurídicas, apontava o Estado de São Paulo na 23ª posição, à frente somente do Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará e Pernambuco. Após quase dois anos de trabalho ininterruptos, São Paulo dá um salto importante no Ranking de Qualidade da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), elaborado pela Receita Federal: em outubro de 2018, São Paulo aparece na 11ª posição entre os 27 Estados da Federação, incluindo o Distrito Federal, no Cadastro Nacional Web.

“Era uma posição incômoda”, comemora o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Marcelo Strama. “São 12 posições que São Paulo avança. Isso se torna claro quando em dezembro de 2016 encerramos nossas atividades com 105 cidades paulistas integradas ao Via Rápida Empresa (VRE). Em 2017 fechamos com 272 municípios e atualmente, em outubro de 2018, estamos com 332 cidades paulistanas em nosso sistema, representando mais de 50% dos municípios de São Paulo, sendo 67% dessas cidades conveniadas com mais de 500 mil habitantes. Em breve este número deve aumentar com a participação de Sorocaba, São José do Rio Preto e da prefeitura da capital paulista”, disse o presidente Marcelo Strama. Neste ano, até o momento, foram abertas 169.011 empresas em todo o estado.

O Ranking de Qualidade da RedeSim leva em consideração dois itens: percentual de integração dos órgãos públicos envolvidos no registro e legalização de empresas; e a quantidade de aberturas de empresas realizadas em cada estado brasileiro em até três dias. Atualmente, com dados até outubro último, em 2018, o Estado de São Paulo, através da JUCESP, teve uma média 3,3 dias para abertura e fechamento (físico). A abertura por via eletrônica ocorre em até 48 horas, graças ao Via Rápida Empresas (VRE).

Para Flávia Regina Britto Gonçalves, Secretária Geral da Jucesp, foram vários os fatores que elevaram o nível de qualidade dos serviços oferecidos pela Junta Comercial de São Paulo: “Nosso site, com transparência, oferece diversos serviços ao usuário paulista como certidões online, pesquisas de documentos e acesso ao sistema Via Rápida Empresas, o que nem todo estado consegue oferecer”, declarou.

Já o Secretário Executivo de Tecnologia da Informação, Davi M. dos Reis, e Angela Regina Bertelli, da Diretoria de Registros, dizem que o avanço vem do esforço de todos os setores da Jucesp. “A Diretoria de Integração com Órgãos Públicos teve um papel importante com o aumento de prefeituras aderindo ao nosso sistema”, lembra Giovana B. Cunha, da Secretaria Executiva de Atendimento.

“É um trabalho que começou há mais de 3 anos. O Governador Márcio França, então vice-governador e secretário de desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação, foi quem nos deu a orientação e o incentivo. Conseguimos em pouco tempo colocar nosso estado numa posição de respeito no Ranking. E graças ao avanço tecnológico, na economia de custos, no treinamento das prefeituras, colaboradores e do nosso pessoal, houve avanços e melhoria na qualidade de nossos serviços. Todos na Junta Comercial do Estado de São Paulo estão de parabéns. Mas precisamos continuar nosso trabalho e buscarmos outras posições no Ranking e colocar nosso estado no seu devido lugar”, disse o presidente Marcelo Strama, lembrando que “o Estado de São Paulo representa mais de 43% de toda a movimentação na abertura, alteração cadastral e encerramento de empresas em todo o país. Este dado demonstra a importância do empreendedorismo de nosso Estado para a nação”, finalizou o presidente.

Sala de imprensa JUCESP
Empresa JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Contato Assessoria de Comunicação e Eventos
E-mail comunicacao@jucesp.sp.gov.br Fone (11) 34683050
Editoria (s) Agenda Economia, Economia, Empresas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar