GeralIndústriaServiços

Ótimos resultados levam projeto brasileiro de segurança viária a ser exportado para a ONU

Iniciativa teve como base dados de programas incentivados pela Cervejaria Ambev e que reduziram as mortes no trânsito em estados brasileiros

Realizado este mês em Nova York, o Fórum das Nações Unidas apresenta o lançamento de um novo toolkit de segurança viária que conta com metodologias e ferramentas de gestão para salvar vidas nas vias de países interessados.

O documento é online e será divulgado pela UNITAR (agência da ONU focada em treinamento e pesquisa). O projeto é disponibilizado em três línguas e irá compartilhar experiências brasileiras sobre o tema que foram bem-sucedidas para que cidades de outros países possam adotar políticas públicas que diminuam o número de mortes em acidentes de trânsito.

Além disso, o material teórico também pode ser adotado por empresas e entidades que pretendem reduzir acidentes internos com a frota e, com isso, aprimorar a segurança dos condutores. A iniciativa é baseada em projetos desenvolvidos pela Cervejaria Ambev com governos, órgãos de segurança pública e organizações da sociedade civil em São Paulo e Brasília.

Em São Paulo, o primeiro projeto sobre o tema nasceu em 2014 fruto de uma coalizão entre poder público, empresas privadas e sociedade civil para melhorar a gestão da segurança viária no Brasil. O primeiro grande passo dessa ação intersetorial foi o lançamento do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

 

A primeira conquista do Movimento foi a elaboração do Sistema de Gerenciamento de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo – o Infosiga SP: um relatório inédito que disponibiliza dados de acidentes com vítimas nos 645 municípios e com um quadro geral do Estado.

Com a rapidez e precisão que as informações são geradas, a metodologia de cruzamento de dados de diversas fontes identifica perfis e locais de risco no trânsito para, então, auxiliar na elaboração de iniciativas para prevenção de acidentes.

O Infosiga SP dá suporte para o estabelecimento de políticas públicas mais eficazes de prevenção e pós-acidente já que contém indicadores que permitem traçar diagnósticos mais precisos das causas de acidentes. Os resultados do projeto já são relevantes: o número de mortes diminuiu 16%, entre 2015 e 2018, representando 1.000 vidas salvas.

“Dentro de casa nós acreditamos que não é possível construir um mundo melhor sozinho. Por isso, em 2014, quando o projeto de segurança viária nasceu em nossa organização, lideramos uma coalização com agentes privados, públicos e do terceiro setor para melhorar a gestão do tema no Brasil.

Os resultados no Estado de São Paulo, com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, e Distrito Federal, com o Brasília Vida Segura, foram bastante expressivos, por isso, agora esse modelo será exportado para os demais estados da federação e outros países”, declara Antonio Totaro Neto,diretor de relações corporativas AB InBev. “Como brasileiro, estou orgulhoso em apresentar ao mundo uma iniciativa nacional que pode ajudar a salvar vidas em acidentes de trânsito no mundo”, completa.

Já em 2016, a companhia lançou o Brasília Vida Segura, projeto desenvolvido em parceria com o Governo do Distrito Federal para reduzir as mortes de trânsito na região.

Em decorrência da iniciativa, o Distrito Federal foi a primeira unidade federativa do Brasil a atingir a meta da década de segurança viária da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa uma redução de 50% dos acidentes fatais no trânsito no acumulado de 12 meses. O resultado foi alcançado com um ano de antecedência. A iniciativa em Brasília é baseada no Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão.

A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro.

Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade.

Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

Informações para a imprensa
Máquina Cohn & Wolfe
ambev@maquinacw.com
(11) 3147-7900

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar