GeralServiços

Caso Queiroz é a crise mais conhecida e a que mais prejudica a imagem do início do governo Bolsonaro

Sete entre dez brasileiros ouviram falar nos casos Queiroz e Golden Shower, que, para metade da população, pioraram as expectativas com o futuro do governo.

A terceira tomada da Pesquisa HELLO MONITOR BRASIL, da agência Hello Research, realizada entre os dias 07 e 16 de março, investigou quais as polêmicas envolvendo o início do governo Bolsonaro, do PSL, foram de maior conhecimento da população. Foi apresentada a seguinte questão: Desde a eleição surgem polêmicas sobre o novo governo. Eu vou ler algumas, na ordem em que foram surgindo, e gostaria de saber se você ouviu falar”. Aos que tinham conhecimento sobre o caso, foi questionado: “Este debate faz você melhorar, piorar ou não altera suas expectativas com o futuro do governo de Jair Bolsonaro?”

1)     Sobre denúncias de que Queiroz, assessor de um filho do Presidente, é laranja – emprestou seu nome para ocultar recebimento de dinheiro ilícito.

2)     Sobre o bate-boca no WhatsApp e a demissão de Gustavo Bebiano, pessoa próxima a Bolsonaro, após acusação sobre candidatos laranja do partido do Presidente.

3)     Sobre os recuos que o Ministro Moro está sendo obrigado a fazer em função da pressão de apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais.

4)     Sobre denúncias de que o Ministro do Turismo convidou pessoas para se candidatarem como laranjas do PSL – partido do Presidente.

5)     Sobre o vídeo obsceno que o Presidente Jair Bolsonaro publicou durante o Carnaval em sua conta particular em uma rede social.

Em geral, pelo menos 6 em cada 10 brasileiros ficaram sabendo das crises. Os casos Queiroz e Golden Shower foram mais prejudiciais à imagem do governo na Região Nordeste, notadamente onde já há maior criticidade a Bolsonaro, e menos graves no Sul.

O Hello Monitor também identificou a tendência de piora da avaliação do governo nos primeiros três meses de mandato.

A Pesquisa  

Hello Monitor Brasil entrevistou pessoalmente 1321 pessoas em domicílio entre os dias de 07 e 16 de março de 2019.  A coleta aconteceu em 72 municípios das cinco regiões brasileiras, com amostra probabilística e margem de erro de ± 3 pontos percentuais, representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com os dados do Censo 2010 do IBGE. O Perfil da amostra de fevereiro de 2019 respeitou as divisões sociodemográficas. Todos os meses o Hello Monitor Brasil irá monitorar as avaliações e expectativas da população com temas como política, economia, finanças pessoais, oportunidades de compra e pautas da sociedade.

A Hello               

A Hello Research é uma agência de pesquisa que visita todos os meses mais de 2.000 municípios entre projetos de auditorias de varejo, pesquisas de mercado e de opinião pública. Colabora no desenvolvimento de projetos de inteligência de mercado locais e nacionais de grandes players dos setores de bens de consumo, varejo, serviços financeiros, consultorias, automotivo e indústria. Primeira startup de pesquisa do Brasil, desde sua fundação em 2011, a Hello desenvolve as próprias tecnologias de pesquisa para aplicação de pesquisas on e off e é seguida por mais de 45.000 pessoas nas redes.

Para mais informações, acesse: www.helloresearch.com.br .

 

Antônia Futuro Bergamo
Assessora de Imprensa
futurobergamo@gmail.com
(11) 99451-4262

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo