EsportesIndústria

São Paulo recebe 1ª Copa Recicla O-I de futebol sub-20

Ex-lateral do Corinthians e gigante da indústria de embalagens promovem campeonato de várzea com foco social e ambiental

Uma lesão no joelho em 2013 interrompeu precocemente a carreira de Fininho, ex-lateral do Corinthians. Na época, com 29 anos, o jogador vivia o seu auge no futebol, vestindo a camisa do Metalist, da Ucrânia. Fora dos campos, o atleta teve de se reinventar e hoje está à frente dos treinos da categoria sub-20 do Real Online Sport, no Brasil, ajudando na seleção e no desenvolvimento do time de base. Nessa nova fase, o ex-jogador leva os jovens para a 1ª Copa Recicla O-I de futebol, campeonato promovido em conjunto com o Clube Owens, agremiação da líder global na fabricação de embalagens de vidro Owens Illinois (O-I).

 

A empresa descobriu o projeto liderado pelo Fininho no ano passado e decidiu incentivar os meninos e abriu o espaço do Clube Owens para que esses jovens de 16 a 20 anos façam toda a preparação física e fortalecimento muscular pré-jogo. “São duas horas de atividades todas às sextas-feiras, tempo em que eles estão em contato com o esporte e com o ambiente profissional, vendo como funciona uma indústria. Este ano, incluímos cinco jovens do projeto na competição pela Taça São Paulo de Futebol Júnior, maior evento das categorias de base. Outros dois estão hoje em processo de contratação para um time de Portugal da série B”, conta David Fukumori, liderança do Clube Owens e Coordenador de Contabilidade Internacional da O-I. Um dos estagiários da área de Finanças da empresa também veio do projeto.

 

O sucesso da parceria fez com que a empresa e Fininho pensassem juntos em um campeonato de várzea para incentivar o esporte na periferia e também promover a reciclagem do vidro, ou seja, com objetivo social e ambiental. Assim, nasceu a 1ª Copa Recicla O-I de futebol sub 20, que será realizada no dia 26 de abril, na comunidade XI Garotos, na Vila Cisper, região onde a fábrica da O-I está localizada. “Queremos plantar uma sementinha da sustentabilidade nos moradores. No dia do evento, teremos caçambas para a entrega de potes e garrafas de vidro. Quanto maior o volume arrecadado, melhor para a comunidade e para o meio ambiente”, diz David.

 

A rede de apoio ao projeto ganhou corpo e novos parceiros. Hoje, comerciantes locais e clientes da O-I se engajaram e ajudam no fornecimento de alimentação pré-treino para os atletas e no transporte do time para as competições, que costumam acontecer na casa dos rivais.

 

Os garotos do Real Online vestirão a camisa do Clube Owens para disputar a Taça Recicla, que terá a participação de grandes equipes da Grande São Paulo. Os jogos serão arbitrados por um juiz federado. Como o evento tem foco na reciclagem, a inscrição dos times teve como requisito básico a doação dos produtos de vidro para a reciclagem. A entrada do público para assistir será gratuita e com lotação máxima de 250 pessoas.

 

Para Fininho, a Copa Recicla é a oportunidade de mostrar o resultado do trabalho e dar visibilidade ao projeto. Uma competição desse nível, com a participação das grandes empresas, ajuda no desenvolvimento das habilidades do trabalho em equipe e o senso de competição dos jovens.

 

SERVIÇO

1ª Copa Recicla O-I de Futebol

Data: 26 de abril de 2019

Horário: a partir das 9h

Local: Sede Esportiva do Clube XI Garotos – r. Caiçara do Rio do Vento, 420 – Vila Cisper – São Paulo.

Entrada: gratuita

 

 

Sobre a O-I

A Owens Illinois, Inc. (NYSE: OI) é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de alimentos e bebidas. Com uma receita de US$ 6,9 bilhões em 2018, a empresa é sediada em Perrysburg, Ohio, EUA, e emprega mais de 26.500 colaboradores em 77 fábricas distribuídas por 23 países. A O-I oferece soluções de embalagens de vidro seguras, sustentáveis, puras, icônicas e que constroem marcas para um mercado global crescente. Para promover os benefícios das embalagens de vidro em todo o mundo, a O-I criou o movimento Glass Is Life, que se baseia nas razões pelas quais as pessoas escolhem o vidro: sabor, saúde, sustentabilidade e qualidade. Para mais informações, acesse www.o-i.com.

 

Informações à imprensa:


Ketchum

Tamires Farias l Tel.: 11 5090-8900 ramal 8872 l tamires.santos@ketchum.com.br

Jaqueline Frederes I Tel.: 11 5090-8969 I jaqueline.frederes@ketchum.com.br

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo