EsportesSaúde

Nutricionista dá dicas de alimentação para corredores

“Corrida e Caminhada Prezunic” levará 2.500 pessoas à Lagoa nesse domingo, de atletas profissionais a amadores

Para garantir um bom desempenho e manter a saúde em qualquer atividade física, a boa alimentação é fundamental. Nesse domingo (21/07), 2.500 pessoas, entre atletas profissionais e amadores, vão participar da “3ª Corrida e Caminhada Prezunic”, na orla da Lagoa Rodrigo de Freitas.

A nutricionista da rede de supermercados carioca, Leusimar Nunes, preparou algumas dicas que farão toda a diferença para quem quer fazer bonito antes, durante e depois da prova.

Antes do início das atividades, Leusimar recomenda a ingestão dos chamados carboidratos complexos, alimentos de baixo índice glicêmico que demoram mais a ser digeridos. Entre as opções estão pães e torradas integrais, frutas acompanhadas de grãos e sementes como linhaça, granola e aveia. Também é importante ingerir bastante líquido, de preferência água ou água de coco para iniciar a prova bem hidratado.

“O ideal é se alimentar bem até uma hora antes da corrida ou fazer uma refeição leve quanto faltarem 30 minutos para o início da atividade”, recomenda Leusimar. “Alimentos termogênicos naturais também são indicados, como canela, gengibre, cacau, chá verde e óleo de coco”.

Produtos muito gordurosos e alimentos compostos de carboidratos simples, como açúcar e doces em geral, devem ser evitados, completa a nutricionista.

Após a corrida, Leusimar recomenda uma alimentação focada na recuperação muscular. O ideal é se alimentar logo depois da atividade, de acordo com as condições físicas de cada um.

Entre os alimentos mais recomendados para a recuperação pós-corrida estão as proteínas, como carnes, queijos, ovos, iogurtes e grãos, entre eles feijão, soja, grão de bico e lentilha. Carboidratos também devem compor a refeição.

Oleaginosas como castanha do Pará, nozes e avelãs também são bem-vindas após a atividade. Alimentos ricos em ômega 3 dão mais fluidez ao sangue, melhorando a oxigenação muscular e diminuindo riscos cardíacos. Entre as opções estão azeite extra virgem e peixes como salmão, atum e sardinha.

Mundo Saudável

Os clientes que participarão da corrida no domingo devem retirar seus kits contendo camiseta, número de inscrição, chip e uma bag personalizada na loja do Prezunic em Botafogo (Rua General Polidoro, 260) na sexta (19) ou no sábado (20), das 9h às 17h. A loja conta com a seção “Mundo Saudável”, também disponível em outras unidades da rede, onde o público pode encontrar uma variedade de produtos light, diet, sem glúten e sem lactose.

 

SUGESTÕES DE LANCHES

 

Antes da prova

· Salada de frutas com chia, granola e linhaça

· Banana com aveia, linhaça e chia

· Iogurte desnatado com granola

· Pão integral com pasta de ricota e suco de frutas

· Batata doce, banana da terra, tapioca

· Shake verde termogênico: 200 ml de suco de maçã, 1 banana, 2 colheres de couve, 1 colher de aveia,2 castanhas e pedaços de gengibre.

· Shake vermelho antioxidante: 200 ml de chá de hibisco, 1 ameixa sem caroço, 1 pedaço de beterraba crua, 2 castanhas de caju.

 

Depois da prova:

· Pão integral com pasta de atum, frios, cottage, ricota, iogurte

· Torrada integral com frios, pastas de proteínas, vitaminas de frutas

· Salada de frutas com iogurte ou cottage

· Vitamina de frutas com iogurte, aveia, quinoa, chia

· Omelete

· Panqueca de banana: 1 banana, 1 ovo, 1 colher de aveia, amassar a banana, bater o ovo e misturar os ingredientes e colocar na frigideira.

Serviço:

3ª Corrida e Caminhada Prezunic

Data: domingo, 21 de julho de 2019

Largada: 8h

Local: Orla da Lagoa Rodrigo de Freitas – Corte do Cantagalo

Distância: 7,5 km

Retirada do kit: sexta (19/07) ou sábado (20/07) das 9h às 17h no Prezunic Botafogo (Rua General Polidoro, 260). Levar comprovante de inscrição e documento original com foto

 

Assessoria de imprensa Prezunic

Paulo Marcio Vaz – (21) 97957-4700

Daniela Matta – (21) 99172-6216

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar