Educação

Qual é o papel do professor na educação a distância?

Bruno Gianinni, Diretor Regional do Canvas no Brasil

A educação a distância tem crescido exponencialmente em todo mundo. No Brasil, esta realidade não é diferente. Apesar de o número absoluto de estudantes que ingressam em cursos de graduação presencial (2.142.463) ainda ser superior ao da educação a distância (843.181), o número de matrículas cresceu 297,3% nos cursos a distância entre 2006 e 2016.

As perspectivas são animadoras, mas muitas vezes um elemento importante é esquecido: os professores. É necessário compreender o papel essencial que os professores a distância exercem na educação. Estas são cinco das principais funções do professor nos cursos EaD.

O tratamento é mais personalizado

Pode parecer contraditório, mas apesar de professor e aluno não se verem pessoalmente, o tratamento nos cursos online é geralmente mais individualizado. Ao trabalhar com um ambiente virtual de aprendizagem, o software fornece dados que permitem ao professor identificar o desempenho aluno de forma personalizada, incluindo suas leituras, tempos de resposta e progresso no conteúdo.

Você tem que responder muitas perguntas

Lembre de todas as vezes que você pensou em uma pergunta na sala de aula e sentiu vergonha de fazê-la, ou ela foi respondida indiretamente pela pergunta de outro colega de classe. Na educação a distância isso não acontece. Os alunos tendem a fazer mais perguntas do que em cursos presenciais, e o professor deve respondê-las individualmente, embora em muitos LMS existam fóruns que buscam reduzir o número de perguntas.

Perde protagonismo, mas não importância

A imagem de um professor dando palestras para alunos que ouvem com atenção e admiração nunca será vista na educação à distância. Embora existam vídeos do professor, o protagonista do curso online é o aluno. O professor vai para o segundo plano, mas não deixa de ter uma tripla função como professor, conselheiro e tutor. Plataformas como o Canvas foram criadas especialmente para os alunos, com o  facilitar sua aprendizagem, não importando onde estejam. Isso pode nos fazer pensar que o professor não é importante. Certamente não é o protagonista, mas sem uma pessoa encarregada de ensinar, o programa não pode ser realizado.

Está mais envolvido nos processos

Por se tratar de uma tecnologia em constante desenvolvimento, um professor de cursos EaD deve estar mais atento à operação da plataforma e ao seu impacto. O professor de cursos a distância também deve fazer recomendações aos desenvolvedores e modificar o conteúdo com base nos resultados dos alunos.

Deve ser um motivador

Muitos alunos a distância deixam o programa porque se sentem desassistidos ou entediados, especialmente quando usam um software de ensino promovido pela empresa onde trabalham. Ainda persiste a ideia de que os cursos à distância são de qualidade inferior aos presenciais, o que se provou falso.

O professor de cursos EaD deve ter a capacidade de incentivar ainda mais seus alunos e isso pode ser conseguido com vídeos interessantes e estimulantes, mas também respostas num curto espaço de tempo, capacidade de avaliar, dedicação para ensinar e até um toque de bom humor.

image.png
João
Consultant
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo