Educação

Ismart valoriza talentos acadêmicos para que se tornem agentes de transformação na sociedade

Instituto proporciona acesso à educação de excelência por meio de sistema de bolsas que acompanha o aluno desde o ensino fundamental até a universidade

A educação é o principal meio para formação de cidadãos completos, questionadores, engajados e capazes de promover mudanças importantes na sociedade. Porém, nem sempre os jovens de baixa renda têm acesso à educação de qualidade em função dos desafios que a educação pública enfrenta atualmente. A desigualdade social é um dos fatores que atrasa o desenvolvimento do pleno potencial do indivíduo e da sociedade.

As boas oportunidades aliadas ao esforço pessoal incentivam a promoção social e o alcance dos sonhos. Nesse cenário, foi fundado em 1999 o Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) com a missão de identificar jovens talentos de baixa renda com alto potencial acadêmico, entre 12 e 15 anos de idade, concedendo bolsas em escolas particulares de excelência e acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional – do ensino fundamental à universidade. O Ismart ainda conta com a plataforma online de estudos disponível aos candidatos que foram selecionados no processo seletivo.  Com acesso à educação de qualidade, os bolsistas podem sonhar mais alto e atingir o sucesso profissional. Em 2019, o Instituto completa 20 anos de trajetória e já teve 120 mil inscrições para o processo seletivo – dentre eles, 2. 866 estudantes tornaram-se bolsistas neste período. 

A identificação dos diversos perfis de alunos interfere decisivamente nos alunos de altas habilidades. Ao longo dos 20 anos de Instituto, o Ismart enxerga justamente esses talentos como fundamentais, já que são distribuídos na sociedade numa curva que não tem relação com classe social ou condição econômica. Alunos com altas habilidades demonstram alto potencial em pelo menos uma das seguintes áreas: intelectual, criativa, liderança, artística e psicomotora. Sem o incentivo apropriado, muitas das crianças e jovens talentosos podem ser categorizados como problemáticos ou desmotivados. Assim, o educador possui papel fundamental para identificar esses alunos e indicá-los para as etapas de seleção. Desde 1999, mais de cinco mil educadores participam da rede de relacionamento Ismart.

Para participação no processo de bolsas, os pré-requisitos básicos são: obrigatoriedade de que os candidatos não tenham reprovação no histórico escolar e tenham famílias com renda per capita de, no máximo, dois salários mínimos.  O Instituto possui parceria com escolas em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Cotia (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP). 

O processo seletivo do Ismart identifica alunos para três diferentes projetos: Alicerce, Bolsa Talento e Ismart Online. No primeiro, os alunos se inscrevem para este projeto quando estão matriculados no 7º ano do Ensino Fundamental. Os aprovados no processo seletivo participam de um cursinho preparatório para o Ensino Médio nos colégios particulares parceiros do Ismart, durante o 8º e o 9º ano, e continuam frequentando a escola pública no contraturno.

Já no projeto Bolsa Talento, os alunos se inscrevem quando estão matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental. Os aprovados nesse processo seletivo ingressam nos colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral, auxílio de material, transporte e alimentação. Aqueles bolsistas que concluem o Ensino Médio e são aprovados nos vestibulares de cursos e faculdades de excelência, recebem bolsa auxílio para cursar a faculdade. 

Pensando também no bem-estar e na adaptação deste estudante de baixa renda que ingressa em um colégio de excelência, o Ismart conta com programa de desenvolvimento ao longo de todo o processo de bolsa.  A equipe de psicólogos e pedagogos atua como mentores desses jovens, com foco em promover a sua adaptação e em desenvolver seu pleno potencial, superando desafios e ampliando seu repertório de vivências e conhecimento.

O projeto Ismart Online, também destinado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, tem como objetivo ampliar sua vivência acadêmica e perspectivas de futuro por meio de uma plataforma de estudos online – além de eventos formativos inspiradores. 

Processo Seletivo. 

Na primeira etapa de seleção é preenchido cadastro com dados pessoais do candidato e respondidas questões de múltipla escolha de português/matemática. Após, é realizada prova presencial com os candidatos que forem classificados na etapa anterior, em que, além dessas matérias, há a avaliação do potencial de aprendizagem.  As próximas fases consistem em Entrevista Individual, Visita Domiciliar e Dinâmica de Grupo em que são avaliados aspectos comportamentais como autonomia, motivação, persistência e sociabilização. 

Os resultados de todas as fases do processo seletivo são disponibilizados no site do Ismart (www.ismart.org.bre nas redes sociais do Instituto Facebook e InstagramO candidato poderá acompanhar o seu resultado usando o login e a senha cadastrados no momento da inscrição. 

Sobre o Ismart

Criado em 1999, o Ismart é um instituto privado, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência, acesso a plataforma de estudos online e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. A missão do projeto é concretizar o potencial desses estudantes, para que, no futuro, eles possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.

 

Informações à imprensa – Approach Comunicação (11) 3846-5787  

Flávia Knispel – flavia.knispel@approach.com.br | Ramal 10  

Vantuyl Barbosa – vantuyl.barbosa@approach.com.br | Ramal 44  

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo