Educação

Inscrições Abertas Processo seletivo do Instituto Ismart concede bolsas de estudos para alunos da região metropolitana e Sorocaba

Bolsas integrais presenciais e online serão concedidas para talentos da rede pública, incluindo oportunidade de ingressar em escolas particulares de excelência

O Instituto Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos), em parceria com colégios paulistas de excelência (dentre eles, Arquidiocesano, Bandeirantes, Objetivo e Poliedro), oferecerá 480 bolsas (capital paulista, Sorocaba e Cotia), contemplando presenciais e online, para jovens de baixa renda que forem selecionados pelo Instituto. Jovens da rede pública matriculados no 7º e 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de ingressar nos projetos Alicerce, Bolsa Talento e Ismart Online. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no sitewww.ismart.org.br até o dia 05 de junho.

Para participar do processo seletivo, os alunos não podem ter reprovação no histórico escolar e ter renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos. Para o estudante do 3º ano do Ensino Médio e bolsista do Projeto Bolsa Talento no colégio Bandeirantes, Giovanni Carvalho, ingressar no Instituto Ismart trouxe a consciência do próprio potencial. “Quando comecei a fazer parte da rede Ismart percebi que os meus sonhos se expandiram. Com muita dedicação e esforço nos estudos fui apresentado a um novo universo – que eu não conheceria se não fosse pelo projeto.  Mais do que uma bolsa, é mundo de oportunidades abertas, inclusive, já penso em estudar no exterior”, conclui o aluno.

 

Segundo a diretora do Ismart, Mariana Monteiro, a educação é o principal meio para formação de cidadãos completos, questionadores, engajados e capazes de promover mudanças importantes na sociedade. ”O Ismart foi fundado há 20 anos com a missão de identificar jovens talentos de baixa renda com alto potencial acadêmico, concedendo bolsas em escolas particulares de excelência e acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional – do ensino fundamental à universidade. Isso desenvolve suas potencialidades, contribuindo para transformá-los em grandes profissionais e os tornando exemplo e inspiração perante a comunidade”, comenta a diretora. Hoje o Instituto já conta com 200 alunos que concluíram o ensino superior e estão no mercado de trabalho.

A seleção será realizada para três diferentes projetos – Alicerce, Bolsa Talento e Ismart Online. No primeiro, os alunos se inscrevem quando estão matriculados no 7º ano do ensino fundamental e participam de um cursinho preparatório para o ensino médio nos colégios particulares parceiros do Ismart, durante o 8º e o 9º anos. Os matriculados no 9º ano do ensino fundamental concorrem ao Bolsa Talento, projeto em que os aprovados no processo seletivo ingressam nos colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral. Lembrando que em ambos os projetos, Alicerce e Bolsa Talento, os aprovados recebem material didático, auxílio transporte, uniforme, alimentação e participam de um programa de desenvolvimento. Todos os candidatos inscritos concorrem também às vagas do projeto Ismart Online para o acesso à plataforma de estudo.

Ao todo, serão oferecidas 340 bolsas integrais e 1.000 vagas para a plataforma online de estudos Ismart Online, disponíveis nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), Cotia (SP) e Sorocaba (SP).

Processo Seletivo

Na primeira etapa de seleção é preenchido cadastro com dados pessoais do candidato e respondidas questões de múltipla escolha de português/matemática. Após, é realizada prova presencial com os candidatos que forem classificados na etapa anterior, em que, além dessas matérias, há a avaliação do potencial de aprendizagem.

As próximas fases consistem em Entrevista Individual, Visita Domiciliar e Dinâmica de Grupo em que são avaliados aspectos comportamentais como autonomia, motivação, persistência e sociabilização.

Os resultados de todas as fases do processo seletivo são disponibilizados no site do Ismart (www.ismart.org.br) e nas redes sociais do InstitutoFacebook e Instagram.

Sobre o Ismart

Criado em 1999, o Ismart é um instituto privado, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência, acesso a plataforma de estudos online e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. A missão do projeto é concretizar o potencial desses estudantes, para que, no futuro, eles possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.

Informações à imprensa – Approach Comunicação (11) 3846-5787

Flávia Knispel – flavia.knispel@approach.com.br | Ramal 10

Vantuyl Barbosa – vantuyl.barbosa@approach.com.br | Ramal 44

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo