EconomiaEducação

Indicador de confiança dos empresários do comércio continua estável em maio

A positividade em relação às expectativas futuras e a frustração quanto ao momento atual dos negócios faz com que o IFECAP se mantenha estável por mais um mês
O IFECAP de maio atingiu 129,51 pontos, na série com ajuste sazonal, e variação de 0,3% em relação ao mês de abril. O índice está 2,3% acima dos valores verificados em maio de 2018.
O resultado do IFECAP é uma média dos sentimentos dos empresários do comércio em relação ao momento atual e também das expectativas em relação a resultados futuros. O Indicador Momento Atual chegou a 108,08 pontos, queda de 5,7% em relação ao mês anterior e 5% abaixo dos registros de 2018.
Em contrapartida, o Índice Futuro chegou a 161,65 pontos, um crescimento de 7%, sendo considerado o melhor resultado desde novembro de 2018 estando 10,7% acima dos valores computados em maio do ano anterior. Assim, os números apontam para uma insatisfação em relação ao momento atual e uma forte expectativa positiva em relação aos próximos meses.
Índice Momento Atual
O resultado do Índice Momento Atual do mês de maio apresentou queda nos três indicadores que o compõe. O Índice Momento Atual das Vendas registrou queda de 4,1% em relação ao mês anterior e diminuição de 0,8% em relação ao mesmo mês de 2018.
O Momento Atual das Encomendas apresentou redução de 6,6% em relação ao mês anterior e retração de 0,3% em relação ao mês de maio do ano anterior. Já o Índice Momento Atual Situação dos Negócios ficou 12,5% abaixo dos valores de 2018 e registrou queda de 6,2% em relação ao mês anterior.
Índice Futuro
Os Índices de Futuro registraram forte crescimento em maio na comparação com o mês anterior, o Índice Futuro de Vendas cresceu 7,7% e Índice Futuro de Encomendas 6,3%, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo período do ano passado, os resultados também foram positivos; o Índice Futuro de Vendas está 11,9% acima dos valores verificados no mesmo período e o Índice Futuro de Encomendas, 9,5%.
O IFECAP
Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O Índice avalia, ainda, informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.
Metodologia
A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.
A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em micro, pequenas, médias e grandes empresas.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo