EducaçãoSaúde

Faculdade São Leopoldo Mandic desenvolve projeto “Prótese em 1 Dia”

Idealizado pela professora Almenara de Souza Fonseca Silva, a iniciativa tem como meta aumentar o acesso de pessoas às próteses dentárias, de forma mais rápida com a utilização de arcos dentais pré-fabricados

Ampliar o acesso de pessoas que perderam os dentes por meio de próteses dentárias fabricadas de forma mais rápida. Esse é o foco do projeto Prótese em 1 Dia, que teve início em 2018, quando foi assinado um contrato de parceria entre a Faculdade São Leopoldo Mandic e a Unicamp para o desenvolvimento dos arcos dentários.

A iniciativa, que é objeto de estudo da professora da SLMANDIC, Almenara de Souza Fonseca Silva, visa a reabilitação e a prevenção do edentulismo (perda de dentes, total ou parcial), com um trabalho focado na prevenção: “Observamos especialmente em comunidades isoladas, onde a perda de dentes é prevalente entre crianças e jovens, e o acesso à saúde e educação é difícil, que é necessário não somente tratar, mas também prevenir a perda dos dentes. Para tanto, levamos a esses locais o projeto Aprender Brincando, no qual professores das escolas são orientados a usar sucata de uma forma lúdica para fabricar ecojogos voltados para saúde bucal”, afirma a profª Almenara.

Atualmente, para a confecção de uma prótese tradicional, os dentes artificiais disponíveis no mercado, são comercializados individualmente em placas de cera e requerem uma montagem um a um pelo protético, no momento de fazer a prótese. Na técnica da Prótese em 1 Dia, o diferencial é que nos arcos dentais pré-fabricados, os dentes já se encontram pré-montados sobre uma base flexível e que permite modelagem, podendo com isso se adaptar à anatomia e fisiologia da boca do paciente. “Os arcos dentais pré-fabricados tornam a confecção de próteses removíveis convencionais mais rápida, assim como de próteses implantossuportadas ou retidas”, explica a profª Almenara.

A partir do projeto, foi criado o Mutirão Prótese em 1 Dia, uma parceria entre a Faculdade São Leopoldo Mandic e o Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia, com apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, que visa oferecer o atendimento completo para o paciente em um dia. “O paciente chega de manhã, molda, no decorrer do dia, a prótese é confeccionada de forma personalizada e, no fim do dia, ele recebe a prótese pronta, com a mesma qualidade como se fosse feita no consultório particular”, ressalta a profª Almenara.

A primeira parada do Mutirão Prótese em 1 Dia foi na Aldeia Velha, em Porto Seguro (BA), com atendimento para 35 pessoas. Foram levados até a aldeia equipamentos portáteis e um mini laboratório protético, usados para confecção das próteses na própria aldeia. As próximas aldeias que receberão o mutirão são a Serra do Padeiro, em Ilhéus, e Massacará, em Euclides da Cunha, ambas na Bahia.

 

Sobre a São Leopoldo Mandic

Considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 11 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.brfacebook.com/saoleopoldomandic.

 

 

Assessoria de Comunicação | In Press Porter Novelli

Juliana Portugal – juliana.portugal@inpresspni.com.br

Tel. (11) 3323-1636

 

 

Comunicação SLMANDIC

Sílvia Balbo Messias – silvia.balbo@12k.com.br

Tels.: (19) 3211-3678 | (19) 99852-8219

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo