Educação

Estudos mostram que o aprendizado simultâneo de idiomas não traz efeitos maléficos para as crianças em fase escolar

Quando o assunto é educação bilíngue, há muitas dúvidas por parte dos responsáveis com relação à idade certa para iniciar, se haverá alguma interferência negativa no aprendizado da primeira língua, se a criança precisa estar completamente alfabetizada, e por aí vai. Muito do que se diz a respeito desses pontos e de outros fatores acabam tendo conteúdo bastante negativo porque se criam verdades ou até mitos com relação ao que de fato faz sentido e é baseado em estudos, e o que se refere a medos ou, por vezes, experiências negativas que se transformaram em verdades absolutas sem fundamentos. 

Estudos comprovam que, se a criança já está alfabetizada na língua materna, o aprendizado de uma segunda língua acontece de forma bastante natural. Com relação à comunicação oral, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP),  o aprendizado simultâneo dos idiomas não traz quaisquer efeitos maléficos, ao contrário, o estudo mostrou que crianças bilíngues demonstram ter maior controle inibitório (uma habilidade de demonstração de foco em contextos em que há estímulos conflitantes sendo oferecidos). 

A longo prazo, a educação bilíngue traz também grandes benefícios para a saúde. Uma pesquisa da Universidade de York no Canadá mostrou que, indivíduos com tendência a desenvolver Alzheimer demoraram de quatro a cinco anos a mais para apresentar sintomas do que indivíduos monolíngues. É importante ressaltar que, o fato de o indivíduo ser bilíngue não impede a manifestação da doença, pois pode ser um fator genético, porém, retarda seu aparecimento.

 

Catarina Pontes é Gerente de Formação da International School – programa de educação bilíngue, especialista em tradução. Trabalha há mais de 20 anos com ensino de inglês e com desenvolvimento de cursos para formação de professores. É palestrante internacional e coautora do livro Getting into Teacher Education, a Handbook (Cengage Learning.) Atualmente, faz seu mestrado em Desenvolvimento Profissional na Área de Educação.

 

 

Adriana Veronez 
Diretora de Comunicação/Relações Públicas 
adriana.veronez@magnitudecomunicacao.com.br 
(11) 9 6711-3723 (11) 2768-6001 
Skype: adriana.veronez2  

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo