Educação

Escola internacional franco-brasileira prepara alunos para um futuro sem fronteiras

Cerca de 40 universidades nacionais e internacionais estarão na Semana da Orientação do Grand Lycée Pasteur

No Grand Lycée Pasteur, a escolha da carreira é um processo que acompanha os alunos desde a infância, de forma natural e lúdica. Com a missão de desenvolver o prazer em aprender, a escola internacional franco-brasileira tem como objetivo transmitir mais do que questões técnicas, mas habilidades sociais e, principalmente, valores humanísticos.

Segundo Gilles Gabillet, Coordenador Pedagógico, a escola prepara os jovens para que sejam adultos conscientes de si e do mundo em que vivem. “Nosso colégio tem quase 100 anos e não poderíamos deixar de respeitar a metodologia de ensino brasileira. Entretanto, o sistema francês de ensino busca, além da preparação intelectual, explorar o lúdico. Ensinamos os alunos a questionar, argumentar e conquistar autonomia”, revela. “Temos consciência de que, durante o Ensino Médio, há uma pressão para que os jovens decidam qual carreira seguirão, por isso, trabalhamos para que essa escolha não seja um peso para o aluno e para diminuir as chances de desistência antes do fim da graduação”, relata.

A preocupação tem fundamento: a expectativa é que, em 2019, a cada quatro ingressantes no Ensino Superior, uma abandone o curso por falta de afinidade com a carreira escolhida, segundo estudo realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

Para garantir que a escolha dos alunos seja de acordo com suas habilidades e talentos, além do sistema que mantém um olhar sensível para o comportamento e a convivência, oferecendo aos alunos a oportunidade de avaliarem o seu próprio desempenho como forma de analisar sua autoestima, a escola realiza, desde 2017, a Semana da Orientação.

Neste ano, realizada de 26 de maio à 1º de junho, a Semana da Orientação contará com palestras e bate-papos com representantes de cerca de 40 universidades nacionais e internacionais, que   divulgarão suas instituições e cursos aos alunos do Ensino Médio. Haverá orientação especialmente dirigida aos jovens que prestarão o Baccalauréat, diploma que permite ingressar em universidades internacionais e nacionais. Inclusive, FGV, ESPM e FAAP já aceitam este diploma como via de ingresso em seus cursos de graduação. Além disso, ex-alunos virão compartilhar com os atuais alunos suas experiências acadêmicas e profissionais.

Segundo Maria Coccoli, Presidente da Associação de Pais de Alunos, cerca de 45 pais se voluntariaram para participar do evento e contribuir com a comunidade escolar. “A semana será encerrada com uma série de treinamentos e simulações. O objetivo é permitir que os alunos do 3º ano vivenciem o cenário de entrevistas para universidades”, explica Maria.

O evento é um importante momento da jornada escolar, pois apresenta aos alunos todas as possibilidades que os aguardam após a conclusão do Ensino Médio. “Somos uma escola inclusiva, cidadã e inovadora. O futuro dos nossos alunos não tem fronteiras e prepará-los para essa conquista é essencial para o Grand Lycée Pasteur”, afirma o coordenador.

Sobre o Grand Lycée Pasteur – Fruto da Sociedade Civil Liceu Franco-Brasileiro, hoje Fundação Liceu Pasteur, fundada em 1923, é a única escola internacional franco-brasileira de São Paulo. Com a unificação das unidades Vergueiro e Mairinque e dos currículos francês e brasileiro, terá capacidade para atender cerca de 2500 alunos a partir de 2023. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, oferece formação plurilíngue – além do francês e do português, são ensinados inglês, alemão, espanhol, grego e latim – e é homologada pela Agência para o Ensino Francês no Exterior (AEFE), um sistema pedagógico único que conta com cerca de 480 colégios franceses localizados em 130 países. Emite o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, documento nacional, e também o Baccalauréat, diploma que permite ingressar em universidades nacionais e internacionais.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

PUB Comunica (11) 3031-0746

Valéria Masson (11) 95651-7474
valeria.masson@pubcomunica.com.br

Bruna Valença (11) 97651-0971
bruna.valenca@pubcomunica.com.br

Mariana Forlevize (15) 99725-0616
mariana.forlevize@pubcomunica.com.br

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo