CulturaEducação

Entenda como o IELTS pode abrir portas para uma carreira internacional de sucesso

Saiba em quais circunstâncias e para quem o principal exame internacional de proficiência em língua inglesa é indicado; O IELTS é exigido para ingresso nas principais universidades internacionais, inclusive nos Estados Unidos; e também para vagas de emprego e processos migratórios; Para agendar e obter mais informações sobre o IELTS, basta acessar www.britishcouncil.org.br/exame/ielts

O primeiro passo em direção a uma carreira internacional bem-sucedida é comprovar seu nível de conhecimento da língua inglesa. O IELTS, do British Council, é o exame de proficiência de inglês mais reconhecido internacionalmente, aceito em mais de 10 mil instituições de 140 países e, justamente por isso, o preferido pelos candidatos. Apenas no ano passado, mais de 3 milhões de pessoas no mundo inteiro prestaram o IELTS, fazendo dele o líder global no segmento.

Garantir uma boa pontuação no IELTS abre diversas portas, e não somente das mais conceituadas universidades internacionais. O teste também é exigido em processos migratórios e até mesmo como requisito para vagas de emprego fora do Brasil. “Hoje em dia é cada vez maior o número de empresas internacionais que pedem o IELTS para candidatos a posições internacionais”, aponta Adriana Colossio, Gerente Nacional de Avaliação do British Council.

Confira, a seguir, 5 situações em que o IELTS é peça chave para alavancar sua carreira internacional.

  1. Para ingressar nas melhores universidades, incluindo as dos Estados Unidos. Estudar no exterior é o grande passo para garantir seu espaço no mercado global de trabalho. Das mais de 10 mil organizações no mundo que aceitam o IELTS para comprovar o nível de proficiência do aluno em língua inglesa, aproximadamente 9 mil são universidades. Ou seja, o grande foco de quem presta o exame é estudo – entre cursos de graduação, MBA, mestrado e doutorado. Há, no entanto, um grande mito de que o IELTS é melhor para quem quer estudar na Europa. Não é verdade. Dessas 9 mil instituições de ensino, quase 4 mil estão nos Estados Unidos. Das 10 melhores universidades norte-americanas pelo ranking da U.S. News & World Report, 8 aceitam o IELTS.

  1. Para estudar, trabalhar e morar no Canadá. Hoje, o Canadá é o país que mais oferece oportunidades de estudo e trabalho para o brasileiro. Quem quer aproveitar estas portas abertas presta o IELTS, o exame mais aceito no país, seja para estudar, trabalhar e até mesmo para o processo de visto. “O que acontece no Canadá é um pouco diferente da maioria dos países. Para morar lá e fazer um curso básico, inicialmente, não há necessidade de comprovar o nível de inglês, mas, uma vez lá, se a pessoa quiser continuar os estudos ou então trabalhar precisa do IELTS”, diz Colossio. No Canadá, o British Council tem cerca de 60 centros que aplicam o exame.

  1. Para se candidatar a vagas de trabalho no exterior. Cresce o número de empresas globais e em diversos segmentos que pedem o IELTS para comprovar o nível de inglês de quem se candidata para vagas internacionais. Hoje, cerca de mil empresas multinacionais com escritórios espalhados pelo planeta trabalham desta forma. Alguns exemplos: Unilever, PriceWaterHouse Coopers, Dion Global Solutions, Air New Zealand, Shell International, LG Electronics e Samsung Group.

  1. Para o processo de imigração de diversos países. Além do Canadá, os governos do Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália e Irlanda exigem o IELTS para o processo de visto. A prova é idêntica à prestada com finalidade acadêmica ou de trabalho, mas há um protocolo de segurança ainda mais rígido. Tanto o candidato quanto a equipe examinadora são filmados durante todo o período do teste, registro que o British Council deve manter por ao menos 3 anos e ocasionalmente disponibilizar ao órgão responsável pela emissão de visto. Por conta disso, no Brasil ele é feito apenas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

  1. Para turbinar o currículo e aumentar a empregabilidade no Brasil. Em algumas áreas de trabalho, como na de educação, especialmente para o ensino de línguas, ter um certificado é importante. Ter o IELTS, exame reconhecido globalmente pelo rigor de resultados e segurança à prova de fraudes, dá um status diferenciado. Afinal, trata-se de um exame feito com supervisão muito rígida, em que as entrevistas são muito bem controladas e os examinadores intensamente treinados e auditados. Por isso, a credibilidade do IELTS é muito alta. Em um mercado de trabalho tão competitivo como o atual, ter no currículo a comprovação do nível de inglês por um exame assim é um diferencial mesmo em outras áreas que não sejam a da educação.

British Council aplica o IELTS em todas as regiões do Brasil

 

O IELTS é o exame de proficiência em língua inglesa desenvolvido pelo British Council, reconhecido por mais de 10 mil organizações de 140 países. No Brasil, o British Council aplica o IELTS em 17 cidades espalhadas pelas 5 regiões do país, em locais com infraestrutura moderna, bem localizados e que oferecem conforto e tranquilidade para o candidato, além de equipe treinada e altamente qualificada. São 48 sessões anuais para a versão em papel do exame – nas grandes capitais do país é possível agendar datas praticamente semanalmente, ao longo de todo o ano. Já a versão em computador, recentemente lançada pelo British Council, oferece grande flexibilidade nas datas, com sessões quase que diariamente nos próximos meses.

Ao agendar o IELTS com o British Council, os candidatos têm acesso a uma série de recursos preparatórios – muitos deles gratuitos – preparados por especialistas no ensino de língua inglesa. O conteúdo inclui desde provas simuladas, curso online, vídeo explicativo e até aplicativos para dispositivos móveis. O curso Road to IELTS, por exemplo, oferece aos candidatos 30 horas de aulas inteiramente grátis. São 9 tutoriais, mais de 100 atividades interativas e 2 simulados para cada habilidade testada (Speaking, Listening, Writing e Reading). Para conhecer os conteúdos preparatórios para IELTS do British Council, basta acessar o site www.britishcouncil.org.br/exame/ielts/preparatorio.

Há ainda, porém pago, o IELTS SOS, para quem precisa de um reforço extra de última hora. São aulas online ao vivo destinadas a cada uma das habilidades avaliadas na prova, destinadas a ajudar o candidato a ganhar mais confiança e esclarecer dúvidas pontuais com os professores especialistas do British Council.

O agendamento do IELTS é feito online no site www.britishcouncil.org.br/exame/ielts.

SOBRE O BRITISH COUNCIL

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como governos (em diversas instâncias), organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações no site: www.britishcouncil.org.br

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: AGÊNCIA GALO

SP: (11) 3253-3227 | DF: (61) 4063-8770 | RJ: (21) 4063-7021 | BH: (31) 4063-6331

tales.rocha@agenciagalo.com   thiago.reboucas@agenciagalo.com  beatriz.rocha@agenciagalo.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo