EducaçãoServiços

Bolsas de estudo no exterior: saiba como o IELTS pode fazer a diferença nos processos seletivos

Pontuação no principal exame internacional de proficiência em língua inglesa é fundamental na conquista do benefício;

Disputa por bolsas – que podem custear despesas de acomodação, alimentação e até passagens aéreas – exige que candidatos demonstrem domínio do inglês; 

British Council oferece uma série de recursos preparatórios para o IELTS, muitos deles gratuitos e onlines

 

        Todos os anos, instituições de ensino de diversas partes do mundo oferecem diversas bolsas de estudos para alunos estrangeiros; os benefícios, que variam muito, podem incluir, além das taxas acadêmicas, o custeio das despesas de acomodação, alimentação, passagens aéreas, entre outros. Os programas são direcionados a diferentes níveis acadêmicos, desde nível técnico até graduação e pós-doutorado. Para conquistar uma dessas vagas, no entanto, é necessário cumprir alguns requisitos, entre eles demonstrar a proficiência do idioma nativo – é aí que uma boa pontuação no IELTS, do British Council, se torna fundamental.

            Aceito em mais de 10 mil instituições de ensino, em 140 países, o IELTS é líder global no segmento. Cerca de 3,5 milhões de pessoas no mundo já passaram pela avaliação que determina o nível de domínio da língua inglesa. No Brasil, o British Council aplica o teste em 17 cidades, das 5 regiões do país, em locais com infraestrutura moderna e equipe totalmente treinada e qualificada.

Avaliadores procuram candidatos com fluência

            Mas por que o domínio do idioma é tão importante nos processos seletivos de bolsas de estudo? De acordo com Adriana Colossio, Gerente Nacional de Avaliação do British Council, o conhecimento da língua promove melhor integração do estudante com o país escolhido, o que resulta em um melhor aproveitamento dos estudos.

            “Os profissionais responsáveis pela seleção de alunos para o recebimento de bolsas buscam candidatos que possam aproveitar ao máximo o período no país escolhido, tanto no aspecto acadêmico quanto na questão da convivência social naquele local”, afirma Adriana. “Por isso, a grande maioria dos processos de bolsa dá muito valor ao domínio da língua – é uma forma de assegurar que o investimento feito por quem concede a bolsa está sendo bem direcionado”, completa.

            Cada instituição de ensino segue seus próprios critérios de seleção de candidatos para bolsas de estudos, o que envolve desde documentos até exigência de determinado nível de conhecimento da língua. Dessa forma, o estudante deve atentar aos editais, que variam de acordo com a instituição de ensino – além disso, é importante verificar os prazos de inscrição, documentos que devem ser apresentados e quais as despesas contempladas na bolsa de estudo.

Algumas vantagens do IELTS para quem vai estudar fora

 – O IELTS é aceito por instituições de alguns dos países mais procurados por intercambistas, como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda e Nova Zelândia;

 – Esse exame avalia a proficiência e o nível do aluno a partir de competências como compreensão, leitura, escrita e conversação – habilidades fundamentais para quem deseja estudar no exterior e que são exigidas pelos avaliadores das bolsas;

British Council aplica o IELTS em todas as regiões do Brasil

            O IELTS é o exame de proficiência em língua inglesa desenvolvido pelo British Council, reconhecido por mais de 10 mil organizações de 140 países. No Brasil, o British Council aplica o IELTS em 17 cidades espalhadas pelas 5 regiões do país, em locais com infraestrutura moderna, bem localizados e que oferecem conforto e tranquilidade para o candidato, além de equipe treinada e altamente qualificada. São 48 sessões anuais para a versão em papel do exame – nas grandes capitais do país é possível agendar datas praticamente semanalmente, ao longo de todo o ano. Já a versão em computador, recentemente lançada pelo British Council, oferece grande flexibilidade nas datas, com sessões quase que diariamente nos próximos meses.

            Ao agendar o IELTS com o British Council, os candidatos têm acesso a uma série de recursos preparatórios – muitos deles gratuitos – preparados por especialistas no ensino de língua inglesa. O conteúdo inclui desde provas simuladas, curso online, vídeo explicativo e até aplicativos para dispositivos móveis. O curso Road to IELTS, por exemplo, oferece aos candidatos 30 horas de aulas inteiramente grátis. São 9 tutoriais, mais de 100 atividades interativas e 2 simulados para cada habilidade testada (Speaking, Listening, Writing e Reading).

Para conhecer os conteúdos preparatórios para IELTS do British Council, basta acessar o site www.britishcouncil.org.br/exame/ielts/preparatorio.

 

            Há ainda, porém pago, o IELTS SOS, para quem precisa de um reforço extra de última hora. São aulas online ao vivo destinadas a cada uma das habilidades avaliadas na prova, destinadas a ajudar o candidato a ganhar mais confiança e esclarecer dúvidas pontuais com os professores especialistas do British Council.

            O agendamento do IELTS é feito online no site www.britishcouncil.org.br/exame/ielts.

 

SOBRE O BRITISH COUNCIL 

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como governos (em diversas instâncias), organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações no site: www.britishcouncil.org.br         

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: AGÊNCIA GALO

SP: (11) 3253-3227 | DF: (61) 4063-8770 | RJ: (21) 4063-7021 | BH: (31) 4063-6331

tales.rocha@agenciagalo.com   thiago.reboucas@agenciagalo.com 

mariana.nepomuceno@agenciagalo.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo