Educação

14º Simpósio de Educação

No próximo dia 30 de maio, a PAULUS, em parceria com a FAPCOM – Faculdade PAULUS de Comunicação promove o 14º Simpósio de Educação, no espaço da FAPCOM em São Paulo (SP), no bairro da Vila Mariana. 

O evento com foco nos principais temas da educação é gratuito, e tem por objetivo colaborar, por meio de palestras e workshops, na formação e capacitação de professores e educadores.

Para este ano, o encontro realizado há mais de treze anos, convida os participantes a refletir sobre o tema: Diálogo entre comunicação, Tecnologia e Educação.
Dividido em duas etapas, no período da manhã, a palestra inicial será conduzida por um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, o mestre e doutor pela Faculdade de Educação da USP e bacharel em Psicologia pela PUC-SP, Ilan Brenman, que refletirá sobre a importância de contar e ler histórias para a formação do aluno do século XXI. 

Na segunda etapa do evento, o simpósio disponibiliza nove workshops, com temas educacionais diversos, ministrados por especialistas e profissionais da área educacional. De acordo com os organizadores, os temas poderão ser escolhidos no ato da inscrição, entre os temas oferecidos, os participantes poderão optar por um workshop.

Nesse caminho, com a oficina “Era uma vez… Uma história de muitas histórias”, a arte-educadora e contadora de histórias Rose Faria, irá propor ferramentas para despertar para o ato da narração de histórias, destacando a importância na formação de leitores.

O escritor, professor e divulgador da literatura de cordel, Marco Haurélio também marcará presença no evento, ele abordará o tema: “Contar histórias, desafiar memórias”. Nesta oficina, o divulgador das tradições populares, ensinará que contar histórias vai além do mero entretenimento. 

Já a psicóloga e psicodramatista Luciana Amadi, comanda a oficina “Vale sonhar: Material educativo que atua na motivação do adolescente, incentivando a prevenção da gravidez”.

“Os movimentos da poesia: entre o sentido, o significado e a presença da palavra” é o título do workshop ministrado pelo mestre em Comunicação e Letras Marcelo Furlin. 
Para quem gosta de adentrar o universo das histórias, como apoio para enfrentar os desafios do cotidiano, a psicóloga Lucélia Paiva, conduzirá a oficina “A biblioteca como recurso para abordar temas existenciais com nossas crianças”.

Já para quem busca refletir sobre os desafios e oportunidades da educação contemporânea face às novas tecnologias da comunicação e informação, o prof. Dr. Carlos Eduardo Souza, abordará o tema “Educação, Comunicação e Tecnologia”.

Para entender a boa relação entre fotografia e educação, o professor do curso de fotografia da Fapcom, Rafael Hupsel Palmo, irá conduzir a oficina “Fotografia na escola: possibilidades e desafios para o seu uso na educação”. Este workshop irá refletir sobre o uso da fotografia como ferramenta didática na escola.

“Paulo freire sempre presente” será o tema abordado pelo professor de Estudos Sociais e história, Martinho Condini. Neste workhop, o professor apresentará os fundamentos da educação libertadora de Paulo Freire, construída a partir de 1960.

Por fim, com o tema “Gerenciando conflitos na comunidade-escola”, o diretor de escola Fabio Toro, relata estratégias e caminhos para a resolução de conflitos na comunidade escolar. 

Roberta Molina
assessor.imprensa@paulus.com.br
(11) 5087-3634  (11) 98751 3050

Cleane Santos
imprensa@paulus.com.br
(11) 5087-3733  (11) 98751 3050

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo