EconomiaIndústria

Siemens Gamesa apoia a produção sustentável de mel na região Nordeste do Brasil

  • A empresa ajuda comunidades locais a desenvolver e gerar renda por meio da doação de equipamentos e de treinamentos técnicos e comerciais
  • Seis comunidades de apicultores e 160 pessoas no Rio Grande do Norte se beneficiam do projeto
  • O projeto é um dos oito financiados pela iniciativa de ação social global “SGRE impact” da empresa para 2018/19

A Siemens Gamesa Renewable Energy (SGRE) tem um forte compromisso com as comunidades onde atua, como é comprovado pelo apoio ao projeto “Produção Sustentável de Mel” no Rio Grande do Norte, Brasil.

O programa recebeu financiamento da iniciativa “SGRE impact”, lançada globalmente em 2018. Os colaboradores da Siemens Gamesa apresentaram 192 planos potenciais com o objetivo de trazer mudanças positivas para suas comunidades. Oito propostas de sete países foram escolhidas para receber financiamento.

O projeto envolve apicultores das cidades de São Bento do Norte, João Câmara, São Miguel do Gostoso, Touros, Taipú e Jandaíra, e visa abordar a estruturação, fortalecimento e expansão das atividades de seis grupos da cadeia produtiva do mel, além de estimular a economia local e regional. A apicultura é uma das principais atividades econômicas da região, e sua importância é demonstrada pelo nível profissional de seus apicultores, pelo investimento em pesquisa e pelo crescimento da produção de mel.

 

A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Giral, empresa de consultoria em negócios sustentáveis, a CPFL Renováveis, responsável pelos parques eólicos da região, e o Sebrae-RN, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte. Financiado pela Siemens Gamesa, cada parte assumiu um papel específico: a Giral, focado na geração de valor compartilhado por meio da inteligência de recursos e governança intersetorial, o Sebrae-RN forneceu suporte técnico à produção e a CPFL Renováveis doou equipamentos e continuará ajudando a garantir a continuidade das operações.

Com isso, 160 apicultores puderam participar de cursos sobre temas como negociação, gestão, comercialização e liderança. O projeto foi uma oportunidade para trazer a apicultura de volta à região do Mato Grande, abordando questões como manuseio inadequado, processamento em locais não autorizados, venda abaixo do valor de mercado e relações desestruturadas. Hoje, o projeto “Produção Sustentável de Mel” da SGRE impacta as comunidades com um produto de marca chamado “Mel do Mato Grande”.

“Queríamos criar oportunidades para as comunidades locais do Rio Grande do Norte, capacitando-as para se tornarem protagonistas de seu próprio desenvolvimento econômico. O programa proporciona renda extra para os apicultores, pois os apoia na produção de mais mel e na venda a um preço melhor. Além disso, eles recebem apoio contínuo de nossos parceiros e aprendem um conjunto de capacidades que são críticas para seu desenvolvimento futuro, como o diálogo intercultural ou o marketing. Esse projeto e nossa iniciativa de impacto SGRE me deixam orgulhosa de trabalhar na empresa”, comentou Amanda Ferreira Diniz, analista de qualidade da Siemens Gamesa no Brasil, que solicitou financiamento para esse projeto.

“A iniciativa é implementada em uma região com um dos menores índices de desenvolvimento humano da América do Sul. A instalação de parques eólicos trouxe uma nova dinâmica econômica para as comunidades, e um projeto como o ‘Produção Sustentável de Mel’ fortalece os laços entre comunidades de apicultores, empresas e a sociedade civil local, com um impacto que vai além da renda real gerada pelos apicultores”, disse Diogo Vallim, gerente de Programas de Projetos de Desenvolvimento no Brasil e na América do Sul para a Giral.

Sobre a Siemens Gamesa Brasil

A Siemens Gamesa é líder global na indústria de energia eólica, com forte presença em projetos offshore, onshore e serviços. Por meio de suas avançadas tecnologias, a empresa oferece amplo portfólio de produtos, assim como serviços de ponta, ajudando a fazer a energia limpa mais acessível e confiável. Com mais de 3,1 GW instalados no Brasil em projetos onshore, a companhia produz turbinas para geração de energia eólica em sua fábrica na cidade de Camaçari, na Bahia, além de ter equipe dedicada a serviços de instalação e manutenção. Com carteira de pedidos de €23 bilhões, a Siemens Gamesa está sediada na Espanha e listada no índice Ibex 35. Para mais informações, acesse www.siemensgamesa.com.

 

image.png

Informações à imprensa

LLORENTE & CUENCA
Camila Verbisck

cverbisck@llorenteycuenca.comsiemensgamesa-spa@llorenteycuenca.com
(11) 3054-3317

 

[metaslider id=19407]
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo