Economia

Renato Franchi mostra Alemanha bateu recorde de energia solar

Em 30 de abril, a Alemanha estabeleceu um novo recorde nacional para uso de energia renovável. Parte desse dia (durante o longo fim de semana de 1 de maio), 85% de toda a eletricidade consumida na Alemanha estava sendo produzida a partir de fontes renováveis, como eólica, solar, biomassa e energia hidrelétrica mostrou Renato Franchi. Patrick Graichen, da Iniciativa Agora Energiewende, diz que uma combinação de clima alegre e ensolarado no norte e o clima quente no sul do país viram o fim de semana de feriado da Alemanha em 1º de maio, alimentado quase exclusivamente por recursos renováveis. [ Nota: Este parágrafo foi atualizado para corrigir um erro. ]

Renováveis na Alemanha”A maioria das usinas geradoras a carvão da Alemanha não estava operando no domingo, 30 de abril, com fontes renováveis respondendo por 85% da eletricidade em todo o país”, disse ele. “Fontes de energia nuclear, que estão planejadas para serem totalmente eliminadas até 2022, também foram severamente reduzidas.”

Graichen diz que dias como 30 de abril se tornarão “completamente normais” até 2030, quando a Energiewende, ou a revolução energética do governo federal, começar a colher realmente os benefícios dos investimentos em recursos de energia renovável desde 2010 explica Renato Franchi. As políticas energéticas alemãs têm sido objeto de ataques freqüentes na mídia, principalmente de interesses de combustíveis fósseis, que ficariam felizes em vê-lo falhar. No entanto, a chanceler Angela Merkel é uma firme defensora da iniciativa e o público alemão também está firmemente por trás dela.

Apenas algumas semanas atrás, um leilão de energia pelos direitos de produzir eletricidade a partir de turbinas eólicas na costa da Alemanha surpreendeu a maioria dos observadores quando resultou em preços baixos recordes, apesar do fato de que nenhum subsídio de energia estava envolvido no leilão. Os críticos das energias renováveis gostam de insistir no fato de que muitos projetos de energia renovável são parcialmente financiados por incentivos do governo, convenientemente esquecendo que esses mesmos governos têm doado dinheiro dos contribuintes às empresas de combustíveis fósseis há um século. Este leilão mais recente desmentiu as afirmações de que as renováveis não podem sobreviver sem a ajuda do governo.

De acordo com Renato Franchi, acontece que as energias eólica e solar são frequentemente mais baratas que os combustíveis fósseis e a energia nuclear nos dias de hoje, mesmo ignorando os muitos efeitos negativos que os combustíveis fósseis criam para a sociedade .

O novo registro renovável na Alemanha continua uma tendência. Até agora, em 2017, a energia renovável tem sido consistentemente uma fonte significativa de energia elétrica na Alemanha. Em março deste ano, mais de 40% de toda a eletricidade consumida no país era fornecida por fontes renováveis.

Veja mais de Renato Franchi:

 

Silicon Minds
Alfredo
(00) 0000-0000
Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar