EconomiaGeralNotícias

Missão do Vietnã vai fazer inspeção no Brasil para reabrir exportações de carne bovina

No próximo dia 29, uma missão veterinária do Vietnã vai iniciar uma inspeção no Brasil para a reabertura das exportações de carne bovina. A equipe de três veterinários vai percorrer os estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina para avaliar a cadeia produtiva de bovinos e o sistema brasileiro de defesa agropecuária.

Serão inspecionados frigoríficos, fazendas de criação de animais e o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Pedro Leopoldo (MG), referência no diagnóstico de febre aftosa.  No dia 6 de agosto, será realizada a reunião final de avaliação da auditoria, em Brasília.

Em 17 de maio a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) esteve reunida com autoridades sanitárias vietnamitas, discutindo inclusive a retomada dos embarques de cortes bovinos aquele país. A ministra percorreu o continente asiático por 16 dias.

A delegação brasileira passou pelo Japão, China, Vietnã e Indonésia, participando de reuniões e encontros com autoridades governamentais, empresários e acadêmicos para promover os produtos agropecuários e aumentar a participação brasileira nesses mercados.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), nos próximos 10 anos, a Ásia – e, principalmente, a China, será responsável por aproximadamente 56% do aumento da demanda por carne de todo o mundo.

 

Por Safras & Mercado

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar