EconomiaIndústria

IBS Energy conclui subestação de energia para fábrica de medicamentos ABL em Cosmópolis

Subestação transformadora de 138kV com 19 torres com duplo circuito e 5 km de extensão foi construída para atender expansão da produção.

A ABL, empresa referência na produção de medicamentos de alta complexidade, precisou elevar a demanda contratada do parque fabril, em Cosmópolis-SP, de 2650 kW para 4450 kW, para atender necessidades incrementais de enérgica em função da entrada de novas unidades em operação.

Com a expansão dos dois novos prédios que totalizam 11.000m², ampliando em 25% a área construída na unidade da empresa destinados à fabricação e armazenagem de medicamentos que abastecem o mercado interno e externo, foi preciso construir uma subestação transformadora de 138 kV para aumentar a demanda contratada de 2650 kW para 4450 kW. Desta forma, foi necessário migrar da média tensão, 11,4 kV, para uma classe de tensão mais elevada, 138 kV. A empresa investiu R$ 20 milhões na subestação e em uma linha de transmissão com circuito duplo em 138 kV, com cinco quilômetros de extensão para alimentá-la. “Esta linha de transmissão interliga a rede da Companhia Paulista de For ça e Luz com a subestação transformadora de 138 kV (alta tensão) que faz a mudança para média tensão (11,4 kV), a qual é transformada em baixa tensão internamente na fábrica.  O investimento foi necessário porque a rede de média tensão da CPFL não comportaria a nova demanda solicitada pelo empreendimento”, explica Antonio Quaglio, engenheiro da IBS Energy responsável pela execução do projeto.

A construção da subestação foi dimensionada para demanda de energia acima da necessidade atual, justamente para atender a futuras ampliações do complexo fabril da ABL, em Cosmópolis, além de garantir qualidade no fornecimento de energia.

Segundo o engenheiro, o transformador utilizado na subestação tem capacidade para atender o dobro da demanda atual. Adicionalmente, o projeto permite, em caso de necessidade, rever a instalação de um segundo transformador da mesma potência, o que dá segurança para a empresa realizar novas ampliações.

A subestação da ABL traz também um alívio de carga para a rede de média tensão da CPFL, ampliando sua capacidade de fornecimento de energia a novos entrantes, na referida classe de tensão. A linha de cinco quilômetros de 138 kV poderá alimentar outras empresas que precisarem de energia nessa classe de tensão, abrindo caminho para a instalação e ampliação de novos negócios na região.

O projeto da instalação das 19 torres das linhas de transmissão também teve a compensação ambiental, com o replantio, na área da ABL, de 12 mil árvores de várias espécies, incluindo pau-brasil.

Sobre o Grupo IBS Energy: Com mais de 15 anos de atuação no mercado de energia, o Grupo IBS Energy tem expertise para desenvolver projetos estruturados voltados à gestão e gerenciamento estratégico de energia, com soluções criativas e inovadoras no mercado de energia, estabelecendo uma relação duradoura de parceria, confiança e comprometimento. Oferece vários serviços exclusivos para atender as diferentes demandas de clientes relacionadas à energia, sempre buscando as melhores soluções em custo e bene fício.

 

Para baixar imagens, basta acessar http://versoassessoriadeimprensa.com.br/ibs-energy-conclui-subestacao-de-energia-para-fabrica-de-medicamentos-abl-em-cosmopolis/

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000/ 99905-7008

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar