Economia

BID Invest investirá no Stratus Capital Partners Fund para expandir o financiamento para empresas brasileiras

O BID Invest, membro do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o setor privado, fez um investimento em participação societária no Fundo Stratus Capital Partners III. O fundo será voltado para investimentos em empresas de médio porte com alto potencial de crescimento e em pequenas e médias empresas (PMEs) operando no Brasil ou com planos de negócios de expandir suas operações para o Brasil. Esse é o terceiro fundo administrado pelo Grupo Stratus.

A operação contribuirá para aumentar a disponibilidade de private equity para empresas de médio porte com alto crescimento e PMEs no Brasil, ajudando a promover a criação de empregos por meio de suas empresas investidas. O fundo oferecerá capital de longo prazo para apoiar a expansão de empresas brasileiras com potencial de alto crescimento e ajudar a reduzir o gap de financiamento para empresas de tamanho médio e PMEs.

O Stratus Capital Partners Fund terá uma estratégia multissetorial em que a administração do fundo tem significativa experiência operacional e administrativa. Entre os setores a serem incluído estão serviços de saúde, educação, alimentos processados, logística, serviços especializados, serviços ao consumidor e distribuição comercial.

Além disso, o BID Invest proporcionará à gestora do fundo e às empresas investidas conhecimento e melhores práticas em termos de igualdade de gênero e riscos ambientais e sociais. O fundo fortalecerá suas capacidades ambientais, sociais e de governança. Também implementará a Ferramenta de Análise de Gênero de Princípios de Empoderamento das Mulheres (“WEP”) oferecida pelo BID Invest em suas operações e exigirá que suas empresas investidas apliquem a análise anualmente. A WEP é uma ferramenta de autoavaliação do desempenho em igualdade de gênero na empresa inteira e identifica possíveis políticas e práticas de gênero para promover a igualdade.

Sobre o BID Invest
O BID Invest, membro do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é um banco multilateral de desenvolvimento comprometido em promover o desenvolvimento econômico de seus países membros na América Latina e no Caribe por meio do setor privado. O BID Invest financia empresas e projetos sustentáveis ​​para obter resultados financeiros e maximizar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. Com uma carteira de US$ 12.100 milhões em ativos sob gestão e 329 clientes em 21 países, a BID Invest fornece soluções financeiras inovadoras e serviços de consultoria que atendem às necessidades de seus clientes em diversos setores.

Sobre o Grupo Stratus
O Grupo Stratus é uma gestora independente de fundo de private equity focada em investimentos em empresas de médio porte brasileiras. Com mais de 15 anos de investimentos no segmento de médio porte, o Stratus aplicou com sucesso sua estratégia para criar parcerias com acionistas e executivos de empresas com grande potencial de crescimento. O Stratus também é pioneiro no desenvolvimento concreto do segmento de acesso aos mercados de capitais brasileiros, tendo levado a primeira empresa financiada por private equity a oferecer ações no Bovespa Mais (o segmento de acesso da Bolsa de Valores do Brasil, B3). Com uma série de fundos chamados Stratus Capital Partners (SCP I, II e III), o grupo administrou investimentos de capital privado de instituições importantes dos Estados Unidos, Europa e América Latina, estabelecendo um recorde de rentabilidade entre os 25% melhores do mercado. Além disso, a abordagem do Stratus para a administração da carteira foi reconhecida por seu impacto positivo além dos parâmetros econômicos, tendo sido indicada para o FT/IFC Sustainable Finance Awards 2011 em Londres (RU) e recebido o prêmio Gestor de Fundos de Alto Impacto na América Latina 2013 do BID em Guadalajara (México).

 

Ana Lucía Escudero
analuciae@iadb.org
PHONE +1(202) 623-1919

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo