ComunicaçãoGeral

TOMI recebe prêmio internacional por design para a sociedade

Sucesso na cidade do Rio de Janeiro há mais de três anos, o TOMI acaba de conquistar mais um prêmio internacional. A plataforma venceu a categoria “Design for Society” (Design para a sociedade, em tradução livre) do Prêmio Europeu de Design de Produto (European Product Design Awards). A competição, que recebeu centenas de candidaturas de mais de 75 países, é uma das principais premiações mundiais de design e conta com o Parlamento Europeu como parceiro. O júri internacional é composto por designers independentes, clientes, professores de design e editores que reconhecem produtos que visam melhorar o cotidiano com criações práticas e bem pensadas.

“Trabalhamos diariamente para trazer mais qualidade de vida às pessoas e às cidades e este é o reconhecimento internacional do papel fundamental do TOMI. O “TOMI For All”, em particular, é mais uma inovação que distingue o TOMI como uma essencial para a sociedade, para a acessibilidade e para a inclusão.” avalia José Agostinho, CEO da TOMI WORLD.

Instalados em 26 pontos da cidade, os TOMIs chegaram ao Rio – primeira cidade da América Latina a receber a rede de informação interativa em mobiliário urbano – graças a uma parceria entre a Orla Rio Concessionária, e a empresa tecnológica europeia. Desde 2016, já foram registradas cerca de 18 milhões de interações e 1,2 milhões de fotos enviadas ou compartilhadas.

“Nosso objetivo com essa parceria era trazer um conteúdo útil para os frequentadores da orla carioca. Estamos muito felizes de ver que esse projeto se consolidou e inclusive se expandiu para outros pontos da cidade. Esse reconhecimento internacional reforça ainda mais o nosso compromisso em continuar investindo num serviço cada vez melhor para cariocas e turistas”, analisa João Marcello Barreto, CEO da Orla Rio Concessionária.

No ano passado, o TOMI já havia conquistado o prêmio InovaCidade, concedido pelo Instituto Smart City Business America (SCBA) que desenvolve o principal evento de cidades inteligentes da América Latina. Outra premiação que reconhece a atuação da plataforma na cidade do Rio é o Smart Cities UK Awards , o Smart 50 Awards (categoria Cidadania) concedido pela Smart Cities Connect (Kansas, EUA) e E-Gov Smart Cities, pela The World’s Smart Cities Organization. As conquistas reforçam o trabalho inovador do equipamento no desenvolvimento de cidades inteligentes.

A plataforma tecnológica é bastante intuitiva e dispõe de diversas funções, como informações sobre transporte urbano (rotas e modais disponíveis), agenda de eventos, dados sobre comércio e serviços e notícias. Em todas elas, as informações são microlocais, ou seja, referem-se ao bairro ou região no qual os TOMIs estão instalados. Todas estas informações estão disponíveis em três idiomas (português, inglês e espanhol) e podem ser transferidas por meio de QR Code para os celulares, mesmo sem sinal de internet ativo, e podem ser partilhadas posteriormente com amigos ou nas redes sociais.

O TOMI conta ainda com uma fun zone, onde o usuário pode fazer uma selfie e aplicar molduras personalizadas nas imagens, que também podem ser enviadas via e-mail ou QR Code. Adicionalmente, os equipamentos informam a condição do tempo, temperatura, qualidade da água do mar e incidência de raios ultravioleta no local.

Sobre a Orla Rio
A Orla Rio Concessionária administra 309 quiosques na orla marítima, do Leme à Prainha, totalizando uma área de 34 quilômetros. Vencedora de licitação pública, a concessionária, desde o início de sua operação, vem aprimorando os serviços oferecidos à beira-mar a cariocas e turistas, através de um projeto de revitalização de quiosques e, mais recentemente, dos 27 postos de salvamento. O processo de modernização, que integra esses mobiliários à paisagem carioca, é resultado exclusivamente de investimentos da concessionária, sem qualquer custo para a Prefeitura do Rio. A Orla Rio conta com uma equipe de mais de 180 funcionários e oferece gratuitamente aos operadores dos quiosques serviços de manutenção, assistência jurídica e contábil, além de sanitaristas e nutricionistas que os orientam constantemente para que os estabelecimentos mantenham o padrão exigido pelas autoridades.
Fabrício Nogueira
Assessoria de Imprensa
(21) 98559-6402Logo Monte Castelo Ideias
www.montecastelo-ideias.com.br
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo