ComunicaçãoServiços

Psicólogos comemoram nesta terça-feira (27) o Dia Nacional da categoria

O profissional tem sido requisitado em momentos de crise, como na tragédia da lama em Brumadinho e no sequestro do ônibus no Rio de Janeiro

Nesta terça-feira (dia 27), comemora-se o Dia Nacional do Psicólogo, um profissional que na sociedade de hoje nunca foi tão necessário e solicitado. Dia 27 de agosto é a data em que a Psicologia foi reconhecida como profissão no Brasil, no ano de 1962.

Em recentes casos de crise, como a tragédia da lama em Brumadinho, o massacre na escola de Suzano e o sequestro do ônibus no Rio de Janeiro, a figura do psicólogo estava presente para ajudar no momento crucial e buscar o melhor desfecho possível.

“Nos dias de hoje, em que muitos parecem perdidos, conflitantes, adoecidos, saber que se pode contar com esse profissional é um sinal de que estamos menos sozinhos e que nossas questões importam para alguém”, destaca a psicóloga e professora do curso de Psicologia da São Judas – Campus Unimonte, Vanessa Monteiro Bizzo Lobo.

 

A atuação do psicólogo, no entanto, é bastante ampla. Ele pode trabalhar nos consultórios, hospitais, escolas, instituições de assistência social, empresas e organizações em geral.

Origem – Psicologia deriva do grego “psyche”, que significa mente ou alma e “logos”, que significa conhecimento, estudo ou razão. Assim, Psicologia pode ser compreendida como estudo da mente ou ciência da alma, uma de suas definições mais antigas. Ou seja, a psicologia estuda a alma, a mente humana.

Durante toda a história da humanidade o homem buscou compreender questões existenciais e a filosofia se ocupou de procurar as respostas. Mas ainda faltava algo, por mais humanas que fossem as posições da filosofia, elas falavam sobre o homem num coletivo. Surge então, no século XVI, o termo Psicologia, que buscava uma definição mais aprofundada para compreender o homem indivíduo, suas angústias e inquietações.

Considerado o Pai da Psicanálise, Sigmund Freud fez da Psicologia uma ciência e colaborou para a evolução do homem e da sociedade, ao entender e explicar suas questões mais essenciais.

lidiana dourado | public relation

máquinacohn&wolfe | dig deeper. imagine more.

+55 11 3147 7263

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar