Comunicação

Lições de empreendedorismo com Cristina Boner

Como mulheres podem alcançar o sucesso enquanto ajudam milhares de pessoas

Os primeiros anos de uma empresa iniciante são geralmente os mais empolgantes e assustadores. Muitas vezes, as decisões que você toma (e não faz) durante esse período podem determinar se o seu negócio será bem – sucedido. Estudamos a história da maior empreendedora brasileira, Cristina Boner, e montamos uma lista de qualidades que ela teve ao construir sua sólida carreira de sucesso.

É fácil olhar para trás e desejar que você tenha feito as coisas de maneira diferente quando você é mais velho, mais sábio e mais experiente. Mas, claro, não temos esse luxo. É por isso que pedi a outras mulheres empreendedoras bem-sucedidas que oferecessem seus próprios insights valiosos, o que aprenderam depois que lançaram sua empresa e o conselho que ofereceriam a possíveis mulheres proprietárias de empresas.

Aqui estão seis conselhos de mulheres líderes empresariais baseadas em suas experiências iniciais.

Prepare-se para mudar de direção.

Quando comecei minha primeira prática contábil, decidi que seria um serviço de contabilidade. No entanto, uma vez iniciado, os prospectos queriam fazer sua própria contabilidade e, em vez disso, contrataram minha empresa para serviços de consultoria, para garantir que eles mantivessem seus livros corretamente e orientá-los sobre o que os resultados financeiros mostravam. Eu tive que recuar, ouvir o que meus clientes queriam e fazer a mudança necessária em minhas ofertas.

Minha amiga Sarah Elliott, proprietária da Intend2Lead, uma empresa de desenvolvimento de liderança em Austin, experimentou algo semelhante. O foco original de sua empresa era criar um programa de desenvolvimento de liderança pública para a indústria CPA, mas depois Elliott descobriu que empresas maiores queriam trabalhar com sua empresa para projetar e desenvolver programas internos de liderança, então mudou seu modelo de negócios. “As oportunidades podem ocorrer quando você menos espera”, diz Elliott. “Eu aprendi a não ter medo de largar alguma coisa só porque fiz algum investimento no passado.”

2. Procure conselho de outras pessoas.

Quanto mais diligência você puder fazer na frente, melhor, diz Sarah Webb, proprietária da Plaid for Women, uma plataforma de mídia digital baseada em Fort Worth para mulheres. “Entreviste o maior número possível de donos de empresas de mulheres em seu setor. Você pode entender melhor seu mercado a partir das interações do dia-a-dia em comparação com a perspectiva de um livro didático”.

Descobri que é importante desenvolver esses relacionamentos para que você também possa fazer referência cruzada a clientes. Mesmo que você esteja no mesmo setor, normalmente você tem um foco ou um nicho diferente, para poder indicar clientes que não são adequados para o seu próprio negócio.

3. Esteja preparado para aprender novas habilidades.

Suas responsabilidades sempre se expandem além do que você pensa. Quando abri meu primeiro negócio, pensei que estaria trabalhando meio período. Logo percebi que só eu era o responsável pelo que acontece com o cliente. É por isso que é importante ter um conhecimento prático do que as pessoas fazem em seus negócios, caso você esteja em apuros.

Suzanne Daniels, proprietária da casa de café Brentwood Social House, em Austin, percebeu rapidamente que precisava ser mais do que uma gerente de restaurante. “Eu tinha que ser o encanador, reparador e, em geral, conhecedor de todas as coisas”, diz ela. “Perceba que você terá que aprender em qualquer lugar, ou precisa reservar um tempo para aprender novas habilidades que afetam o seu negócio.” Desta forma, quando os “e se” ocorrerem – se isto acontecer ou acontecer – eles não serão tão avassaladores.

4. Coloque suas finanças pessoais em ordem.

Como conselheiro e membro do conselho de muitas startups, vejo fundadores de empresas fazerem empréstimos em seus ativos pessoais para administrar seus negócios e maximizar os cartões de crédito. É importante criar um plano de negócios e uma previsão financeira para garantir que você tenha estabilidade financeira para administrar seus negócios. Uma das minhas principais lições é que, qualquer que seja a previsão, o custo será duplicado em suas previsões!

Webb, proprietária da Plaid for Women, concorda: “Reduza sua dívida pessoal e economize o máximo que puder antes de começar. Reduzir o estresse financeiro em sua vida pessoal pode significar que você pode concentrar mais atenção no fluxo de caixa, no resultado financeiro e despesas.”

5. Escute sua intuição.

Nossos corpos nos avisam quando algo não parece certo. É nossa escolha se deve ou não ouvir. “Muitas vezes adivinhei minhas decisões e procurei validação e orientação de outras pessoas que achei que sabiam mais e descartei meus próprios pensamentos e opiniões”, diz Daniels, da Brentwood Social House. O discernimento e o conselho dos outros é grande, mas confie nos seus instintos sobre se um determinado curso de ação é o movimento certo.

6. Mude sua ideia de falha.

Esteja bem com “falha rápida” e tenha sempre uma mentalidade inovadora. Não perca muito tempo em uma iniciativa que não esteja produzindo resultados. Em vez disso, aprenda o que funcionou e o que não funcionou e aplique essas lições na próxima vez.

“Acredito que todas as coisas que caracterizamos como ‘falhas’ são realmente oportunidades de aprendizado”, diz Elliott, da Intend2Lead. “Um novo negócio é um ciclo contínuo de aprendizado e feedback. A chave é procurar lições toda vez que você chegar aonde quer chegar.”

As startups são empolgantes para as mulheres empresárias, devido à nossa capacidade natural de construir relacionamentos e colaborar. Não há duas jornadas exatamente iguais, mas a maioria das mulheres pode esperar enfrentar desafios, surpresas e sucessos semelhantes. Seguir a percepção daqueles que já percorreram o caminho de startups pode ajudá-lo a se preparar melhor para os desconhecidos e a ajudar você e seu novo negócio a crescer e florescer.

Silicon Minds
Alfredo
(00) 0000-0000
Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Pingback: http://34mag.pl/
  2. Pingback: 바카라싸이트
  3. Pingback: scam
  4. Pingback: manifestaciones
Fechar