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Estudo Oldiversity revela que as marcas ainda usam as mulheres como objeto na propaganda

Para 51% dos pesquisados a comunicação é machista e 45% afirmam que a diversidade é tabu.

A primeira edição da pesquisa Oldiversity® que investigou como as marcas estão lidando com os temas longevidade e diversidade de orientação sexual, gênero, raça e pessoas com deficiência apontou que 66% dos entrevistados afirmam que a publicidade ainda usa as mulheres como objeto e 51% dizem que a propaganda é machista. Alguns segmentos contribuem mais para consolidar essa avaliação, como o de bebidas alcoólicas, vestuário, eletrodomésticos, automotivo e até mesmo os serviços públicos. O estudo, que ouviu mais de 1,874 pessoas em todo o Brasil, também mapeou que 51% das pessoas gostariam de ver mais propagandas com elementos de diversidade.

Os dados revelam que a comunicação das marcas não mostra e retrata a realidade e a diversidade do povo brasileiro na propaganda.  De acordo com 45% dos pesquisados a diversidade ainda é um tabu e 49% afirmam que as propagandas mostram uma realidade que não é a deles. “Infelizmente no Brasil é comum ver de modo registrado, na internet e nas redes sociais, o deboche contra pessoas com deficiência, ataques racistas e discursos homofóbicos, de classes e de aparência e o machismo em discurso de ódio às mulheres,” explica Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.

Para combater a cultura do machismo e sexista os grupos feministas têm desempenhado um papel importante na luta dos direitos e equidade salarial entre gêneros. Na pesquisa Oldiversity, apesar de uma boa parte dos entrevistados concordar que as marcas estão se adaptando aos movimentos feministas, 63% afirmam o contrário. “Graças a essas iniciativas e outros projetos que fomentam o empreendedorismo feminino em vários setores, como Mulheres do Brasil liderado pela Luiza Trajano e o Rede Mulher Empreendedora que colocam as mulheres na liderança e no protagonismo na sociedade, estamos começando a debater esse tema tão importante,” finaliza Bulla.

SOBRE O GRUPO CROMA

O Grupo Croma possui três unidades que oferecem Consultoria (Croma Consulting), Pesquisa (Croma Insights) e Capacitação (Croma Knowledge) por meio de design de soluções com foco em inovação. Atua no Brasil, América Latina e Estados Unidos desde 2011. Os projetos são customizados de acordo com histórico de dados, cultura e necessidades de cada cliente, então robusto conhecimento técnico é aplicado, como design thinking, neurociência, semiótica, antropologia, big data etc.  Entre seus clientes estão Via Varejo, Etna, Citrosuco, Heineken, Easy Taxi, Kroton, Supergasbras, BNP Paribas Cardif, Latam, Raízen, Mondelez, Cielo, PepsiCo, MasterCard, Netshoes, Coca-Cola, Natura, Whirlpool, GPA, Sanofi, Fiat, Petrobras, Camil, Claro, Carrefour, Britvic, Hershey’s, Philips, TIM, Icatu e Mitsubishi. Para mais informações acesse: cromasolutions.com.br

SOBRE EDMAR BULLA

Edmar Bulla é CEO e fundador do Grupo Croma, empresa que oferece design de soluções para inovação em negócios. Graduado pela ESPM, possui especialização em Marketing Digital em Harvard, além de formação em Música e Filosofia. Atuou em empresas como Nokia, PepsiCo e WPP, ocupando posições globais. Professor e palestrante em eventos no Brasil e exterior, recebeu prêmios durante sua carreira e é convidado para facilitar encontros de inovação, moderar debates em comitês executivos e processos de transformação cultural e digital em grandes empresas. Para mais informações acesse: cromasolutions.com.br

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