Comunicação

Empreendedorismo de Impacto Social é tema de curso de férias da ESPM-SP

Marcus Nakagawa apresenta conceitos e técnicas que ajudam a estruturar um modelo de negócio com propósito

Você já pensou em desenvolver uma ONG que pudesse resolver os problemas do mundo como saúde, educação, pobreza ou desmatamento? Ou ainda, trabalhar com uma causa social ou ambiental e ao mesmo tempo ganhar dinheiro? Trabalhar, realmente, por um propósito?

É isso o que faz um empreendedor de negócio de impacto social, que diferentemente do empreendedor tradicional, que busca muitas vezes somente o lucro, desenvolve por meio de sua organização atividades juntamente com outros públicos, como governo, empresa e sociedade civil organizada, para transformar uma realidade social ou ambiental dentro de um modelo pragmático e inovador.

Empreender é uma arte que inspira e motiva pessoas pelo mundo inteiro. Grandes negócios são criados, vidas transformadas e ótimas ideias são colocadas em prática. O empreendedorismo socialvem ganhando espaço e quem opta por esse caminho monta uma organização em que a responsabilidade social está à frente do negócio.

Assim, a ESPM-SP e o professor Marcus Nakagawa idealizaram o Curso de Férias Empreendedorismo de Impacto Social: definindo causas e ações para mudar o mundo, com o objetivo de desenvolver nos alunos a compreensão sobre o empreendedor e o empreendedorismo social nas suas várias vertentes, engajamento, desafios e oportunidades, além de apresentar outros formatos de projetos, organizações e negócios que estão trabalhando para um mundo melhor.

As aulas serão de 27 a 29 de junho de 2019, das 19h30 às 22h30 e sábado das 9h às 18h, na ESPM-SP, Joaquim Távora, e serão ministradas pelo doutorando em Sustentabilidade pela USP/EACH, mestre em administração com ênfase em sustentabilidade na estratégia de negócios das empresas e professor na graduação e no MBA da ESPM-SP, Marcus Nakagawa, que também foi coordenador do Programa Social Nutrir da Nestlé, gerente de sustentabilidade para fornecedores da Philips para a América Latina e foi empreendedor na iSetor com consultorias e projetos para o Instituto Akatu, Instituto Ressoar da Rede Record, Fundação Telefônica, entre outras empresas e instituições.

“O curso é direcionado para todos os públicos, como: executivos e profissionais de administração, marketing e publicidade, empreendedores, gestores e mobilizadores sociais, para que possam discutir, aprender e planejar a união de ações e valores pessoais na profissão”, explica Nakagawa.

As 15 horas de aula serão dinâmicas e expositivas com diversos estudos de casos, além de debates e a montagem do esboço de um empreendimento. Entre os assuntos abordados estão: Quem é o empreendedor social?; O que é empreendedorismo social?; Desafios e problemas do mundo; Voluntariado e projetos sociais: a importância da ação social na sociedade e na empresa; Terceiro Setor: parceiros estratégicos para melhorar o mundo; Negócios sociais: pensando em negócios e fazendo um impacto socioambiental; e O início da modelagem da minha ONG, meu negócio social ou meu projeto social.

Objetivo

Ao final do curso os estudantes deverão ser capazes de:

  • Lembrar e listar a diferença entre o empreendedor tradicional e o empreendedor de impacto social e ambiental;
  • Entender as diferentes formas de empreendedorismo social: organização do terceiro setor, projetos sociais, negócios sociais e negócios de impacto social;
  • Analisar as vertentes, engajamento, desafios e oportunidades do empreendedor social;
  • Avaliar o ecossistema do impacto social;
  • Selecionar umas das formas de empreendedorismo de impacto social e conceber uma ideação para a sua causa e a sua ação.

Serviço:

Empreendedorismo de Impacto Social:

definindo causas e ações para mudar o mundo

Data: 27 a 29 de junho de 2019, das 19h30 às 22h30 e sábado das 9h às 18h, na ESPM-SP

Carga horária: 15 horas

Investimento: R$ 1548 (em até 6 vezes)
Local:R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

Informações: (11) 5081-8200 / https://www.espm.br/educacao_continuada/empreendedorismo-de-impacto-social-definindo-causas-e-acoes-para-mudar-o-mundo/ 

 

Sobre Marcus Nakagawa

Marcus Nakagawaé professor da ESPM; coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS); idealizador e conselheiro da Abraps; e palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Autor dos livros: 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo e Marketing para Ambientes Disruptivos. www.marcusnakagawa.com,www.blogmarcusnakagawa.com

 

Oficina da Comunicação
Fran Oliveira (11) 99210-8191
+55 (11) 2775-0833
www.oficina.inf.br
facebook/oficinadacomunicacao
@oficinadacom
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo