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Como se manter ativo na pandemia

Isolamento, quarentena, ficar em casa são palavras que ouvimos muitas vezes nestes últimos meses. Nossas vidas mudaram completamente com a chegada da pandemia, desde os nossos hábitos de consumo, sono, até as atividades que exercemos. Por isso, se manter ativo na pandemia é um desafio, já que nossas atividades e saídas de casa estão restritas, para manter a nossa própria segurança e a do nosso próximo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) explica que o sedentarismo e os baixos níveis de atividade física estão ligados a diversas doenças, e podem ter efeitos negativos na saúde que se estendem por todas as áreas, desde o sono, alimentação e alterações em exames de rotina. Por isso, neste período de pandemia, a recomendação da OMS continua sendo de se manter ativo, com exercícios físicos em casa. Vamos descobrir juntos algumas alternativas?

Quais são os benefícios de se manter ativo na pandemia?

Muitos são os benefícios de se manter ativo na pandemia, sendo estes os mais discutidos:

  • Manter a saúde em dia; 
  • Manter o sistema circulatório funcionando: Por ficarmos em casa, com certeza o tempo que passamos sentados aumenta, por isso, as atividades físicas são tão importantes para prevenir inchaços e dores
  • Manter o peso ideal: Um efeito já conhecido da pandemia foi o de engordar, pois estarmos sempre perto da cozinha e um pouco mais entediados que o habitual, e manter-se em atividade evita que isso aconteça;
  • Mais energia e disposição para a sua rotina;
  • Melhora a qualidade do seu sono;
  • Evita ansiedade e depressão, estimulando a produção de endorfinas, neurotransmissor que promove a sensação de felicidade,
  • etc.

Como se manter ativo na pandemia?

Algumas formas de se manter ativo na pandemia são:

> Focar em atividades físicas que podem ser feitas em casa, como:

  • Caminhadas pela casa e pátio: Se em sua casa tiver um pátio, uma caminhada leve é uma boa maneira de se manter ativo e receber os benefícios dos exercícios ao ar livre sem se expor a riscos desnecessários;
  • Danças: No YouTube e em diversos aplicativos, podemos encontrar aulas de danças das mais variadas, que tornam o seu dia além de mais ativo fisicamente, mais divertido;
  • Agachamentos e demais treinos aeróbicos: Lembrando sempre de respeitar o seu limite e não treinar de forma muito intensa caso não esteja acostumado;
  • Abdominais: Hoje em dia, na internet, tanto em aplicativos como sites e YouTube, encontramos aulas e treinos completos ensinando a fazer os abdominais de forma segura;
  • Pular corda: É uma forma divertida e leve de se manter ativo, pois além de não precisar de pouco espaço para o exercício, pode ser feito sem restrições por todas as faixas etárias;
  • Yoga: A prática do Yoga ajuda não só a manter o corpo ativo, mas como uma forma de diminuir a ansiedade e o estresse, que ficaram ainda mais comuns na pandemia;
  • Pilates, que ajuda a trabalhar toda a musculatura do corpo, e tem os mesmos benefícios da Yoga;
  • Subir escadas, caso sua casa as tenha: ajuda na queima de calorias, na resistência física e manter o seu corpo ativo;
  • Faxinas: Durante a pandemia, muitas pessoas aproveitaram estar em casa por um período maior de tempo e colocaram a limpeza de casa em dia, bem como colocar itens não usados para doação, etc. Todas essas atividades, desde a faxina mais básica até a pesada, ajudam a manter sua atividade corporal, além de liberar endorfinas ao ver a organização da casa;
  • Alongamento: Muito importantes antes de qualquer exercício físico, mesmo os de intensidade leve, os alongamentos ajudam a proteger os músculos e tendões do corpo das atividades físicas, pois quando as praticamos sem o devido aquecimento, as chances de dores e torções são maiores;
  • Jogos ativos com a família: Um dos melhores exemplos é o jogo Twister, em que até 5 pessoas podem participar, e uma fica de fora como árbitro, lendo o tabuleiro e passando as coordenadas dos movimentos. Além de ajudar a manter o corpo ativo, reúne a família e diverte a todos;
  • Jardinagem,

> Siga canais ou educadores físicos online: 

Hoje em dia temos com muita facilidade a nossa disposição o conhecimento, nas mais diversas plataformas. Podemos contar atualmente com o YouTube, com diversos canais confiáveis com treinos diários feitos por especialistas e educadores físicos, sendo uma forma segura de se exercitar, ao seguir o passo a passo sugerido pelo profissional. Há também os aplicativos com treinos prontos e dicas, que ajudam no dia a dia e na rotina de se manter ativo na pandemia.

> Ande bastante pela casa e pelo pátio:

Se pararmos para perceber, a maior parte do nosso dia passamos sentados, o que aumenta o nosso nível de sedentarismo. Para colocar o corpo em movimento, faça algumas atividades que geralmente executa sentado, em pé, como: andar pela casa ao fazer ou receber uma ligação, se precisar sair (com todos os cuidados de distanciamento, máscara e higiene!) para ir ao mercado, por exemplo, se for da sua casa, vá andando. Com essas pequenas atitudes, será mais fácil manter seu corpo ativo.

> Levante-se várias vezes durante o dia:

Como falamos no outro tópico, ao pararmos para analisar, passamos a maior parte do tempo sentados, e isso afeta nossa qualidade de vida. Por isso, durante o dia, intercale momentos sentado (seja a trabalho ou por outras atividades) com momento em pé, se levantando e  caminhando, assim ativará a circulação das pernas e manterá seu corpo mais ativo e saudável.

> Mantenha também a sua mente ativa

Além de manter o corpo em atividade, precisamos cuidar e verificar se estamos mantendo nossa mente do mesmo modo, em atividade. Por estarmos em períodos que ficamos mais em casa, em trabalho home office ou com a rotina diferente do habitual, muitas vezes deixamos de lado as atividades que estimulam a nossa mente, como: jogos de quebra-cabeça, caça-palavras, palavras-cruzadas, sudoku, etc. Pensando nisso, insira essas atividades na sua rotina assim como insere os cuidados com o corpo, e mantenha a sua cabeça mais ativa.

Outras maneiras de se manter ativo na pandemia e cuidar da saúde:

  • Manter a alimentação equilibrada:
  • Ter uma rotina de sono:
  • Não exagere em treinos muito intensos:
  • Cuide da sua saúde mental:
  • Meditação:
  • Manter a hidratação em dia:
  • Cuidar o álcool, frituras e industrializados:

O que posso usar para fazer os exercícios físicos em casa?

Os exercícios físicos ficam mais fáceis e prazerosos com a ajuda de alguns instrumentos, entretanto, quando estamos em casa, não temos acesso aos equipamentos profissionais de academias, por exemplo. Pensando nisso, podemos usar alguns utensílios que temos em casa para facilitar as atividades como:

  • Cabo de vassoura;
  • Toalhas;
  • Garrafas pets;
  • Sacos de arroz (5kg e 10kg),
  • etc.

Como vimos ao longo da nossa conversa, os exercícios físicos devem fazer parte da nossa vida, ainda mais em períodos de pandemia, onde a tendência é que fiquemos mais parados, sentados ou em casa. Para saber mais sobre exercícios físicos, treinos e cuidados com o corpo, acesse https://amelhorescolha-fitness.com.br/ e tenha em mãos conteúdo de confiança sobre o assunto.

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