ComércioIndústria

Puratos inaugura centro de inovação em São Paulo

Empresa investe em estrutura e pesquisa para alavancar negócios

A Puratos anunciou a inauguração do primeiro centro de inovação no Brasil. A nova unidade é a maior da América Latina e ganhou o nome de “InSPiration Center” e fica no bairro da Vila Olimpia, em São Paulo. A empresa Investiu em infraestrutura neste novo projeto para melhorar a produção de pães no Brasil, a qualidade nutricional da confeitaria sem abrir mão do sabor e entregar o melhor sabor em chocolate defendendo a sustentabilidade da cadeia de produção

O prédio de quatro andares vai receber todo o time comercial  e terá um espaço de 300m² com máquinas modernas e terá duas estações para desenvolvimento de produtos. A empresa opera 88 desses Centros de Inovação globalmente para ajudar a alcançar clientes em mais de 100 países que atende e assim, despertar a criatividade e a inovação entre os fabricantes comerciais de panificação, confeitaria e chocolate.

A nova instalação está aberta para profissionais de operações de todos os tamanhos, desde artesãos até fabricantes industriais que estão interessados em aprimorar suas habilidades. Os treinamentos especializados que serão oferecidos mensalmente, permitem,  dentre diversos itens, que os clientes e interessados melhorem uma linha de produtos atual, desenvolvam novas receitas ou produtos de referência em comparação com seus concorrentes.

O laboratório de inovação conta com equipamento de última geração como fornos, misturadores espirais e retardadores. A seção de confeitaria inclui freezer e máquinas para temperar chocolate. Toda a instalação é controlada por temperatura e umidade.

“O nosso sucesso é medido pela capacidade que temos de ajudar os nossos clientes, criando produtos e soluções que permitam o sucesso de seus negócios. Uma forma eficaz de obter esse sucesso é por meio do nosso Centro de Inovação. Nossa expectativa é que tenhamos o retorno deste investimento fazendo negócios por meio dessa nova plataforma da Puratos”, explicou a Diretora Geral no Brasil, Simone Torres.

Cada um dos centros que a Puratos opera globalmente contém equipamentos relativamente semelhantes. Isso permite o acesso e disponibilidade aos métodos globais mais modernos de produção de panificação e confeitaria, ao mesmo tempo, traz a possibilidade do uso de sabores, preferências, temperos e ingredientes regionais.

Democratizando a fermentação natural

A inauguração do Centro de Inovação da Puratos também marca o fim da expedição em “Busca da Fermentação Natural Brasileira”. O embaixador de panificação da empresa, Johannes Roos, viajou por seis estados levando a fermentação Natural Vitus. O exemplar é uma das fermentações catalogadas na biblioteca de massa madre da Puratos, na Bélgica, que deu início ao processo de busca e pesquisa do fermento brasileiro.

O Vitus foi levado pelo padeiro para seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Paraná e Rio Grandes do Sul.  Em cada local, o fermento foi alimentado por parceiros da Puratos com ingredientes locais que deram origem a um novo exemplar. Água de cocô, pequi, cana de açúcar, água de cachoeira entre outros elementos foram adicionados ao Vitus. A expedição mapeou seis novos fermentos naturais que possuem acidez, sabores, texturas e cheiros diferentes.

Todo processo foi catalogado e as fermentações estarão disponíveis no Centro de Inovação. A viagem tem o objetivo de democratizar o processo de fermentação natural no Brasil, mas, sobretudo de se criar uma bibliografia nacional.  Após a inauguração do espaço todas as fermentações estarão disponíveis para estudo e serão compartilhadas com os clientes do grupo.

“A cada viagem descobri o quanto a fermentação natural pode ser enriquecida em cada estado. Liderar esse projeto e trazer para casa exemplares únicos e algo sensacional”, contou Johannes Roos.

A Biblioteca de massa madre da Puratos, localizada em St. Vith, na Bélgica, tem uma coleção única de fermentos naturais representando sabores de fermentos de todo o mundo, coletados pela empresa. A Puratos tem como objetivo preservar a biodiversidade de agentes fermentadores e promover o uso de massa fermentada entre os padeiros. O Brasil tem 4 exemplares cadastrados na biblioteca.

Sobre a Puratos

A Puratos é um grupo global com vasta experiência e gama completa de produtos inovadores nos setores de panificação, confeitaria e chocolate. Cria novas oportunidades a partir de tecnologia de ponta e do conhecimento e experiência das culturas alimentares de cada lugar do mundo, oferecendo produtos saborosos e nutritivos. Seus produtos e serviços estão disponíveis em mais de 100 países em todo o mundo e, em muitos casos, com produção local. A Puratos tem subsidiárias locais em 63 países e suas operações são gerenciadas a partir da sede em Groot-Bijgaarden, perto de Bruxelas, na Bélgica.

 

Marqueterie - Agência de Comunicação

Marcelo Rosa
Rua dos Pinheiros, 54 – conj. 3
Pinheiros, São Paulo – Brasil – CEP: 05422-000
(11) 3061-5027
www.marqueterie.com.br

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar