Arte e LazerCultura

Residência Artística “Cerrado Ecoarte” receberá artistas nacionais e internacionais no Jardim Botânico

De 5 a 16 de julho, o Jardim Botânico de Brasília será o lar de 10 artistas selecionados para a residência artística Cerrado Ecoarte. O programa é parte de uma pesquisa de mestrado da multiartista TKuri e está vinculado ao programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília, sob a orientação de Christus Nóbrega. O projeto também conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.


Os artistas selecionados são Cecilia Vilca (Peru), Charlene Bicalho (Brasil), Jina Jorge (Brasil), Nyuki (Brasil), Nora Barna (Hungria), Olacak (Turquia), Rodrigo D’Alcântara (Brasil), Sean Tseng (Taiwan), Maurício Chades (Brasil) e Harkiret Kaur (Brasil). As atividades serão mediadas por Tkuri (Brasil) e Sarah Farahat (Estados Unidos). 

 

O objetivo é promover uma experiência imersiva no Cerrado, bioma único por sua diversidade e de importância estratégica para a conservação de importantes rios brasileiros. Nesse período, eles irão participar de atividades formativas em técnicas performáticas e expressões criativas, além de oficinas, palestras e discussões em temas ligados à ecologia, conservação ambiental, alimentação alternativa, fitoterapia, biodiversidade e  história cultural do cerrado e dos povos originários. As culturas Kalunga e Indígena estarão presentes com as participações de Fiota e Lucia Baré. Várias atividades serão abertas e gratuitas ao público.

 

 Site do projeto: http://www.cerradoeco.art.

 

Fontes para entrevista:

Tkuri: multiartista residente em Brasília. Trabalha com arte digital, intervenção urbana, performances urbanas e para palco. É idealizadora do Cerrado Ecoarte.

 

Christus Nóbrega: artista e professor adjunto do Departamento de Artes Visuais (VIS), do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília. Doutor e Mestre em Arte Contemporânea pela UnB. Leciona e orienta nos cursos de Pós-Graduação em Artes e Design da mesma instituição.

 

Sobre o Jardim Botânico (JBB)
Conhecido como o “Jardim do Cerrado”, o JBB é uma área protegida, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/DF), cujas atividades são: a constituição e manutenção de Coleções de Plantas, Desenvolvimento de Pesquisa, Educação Ambiental e Lazer orientados para a conservação da Biodiversidade. É predominantemente composto por vegetação do cerrado, em excelente estado de conservação que pode ser apreciada nas Trilhas Interpretativas abertas à visitação pública.

Mais informações: http://www.jardimbotanico.df.gov.br/

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Kelly Neres
kellycneres@gmail.com

cerradoecoarte@gmail.com

(61) 9 8249-6619

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo